sexta-feira, 24 de abril de 2015

F.A.O.J. - Antes e Depois.

Foi, na minha opinião, a partir deste dia que o espírito...se perdeu.
Com a visita ao espaço onde iriam passar a funcionar as novas instalações do F.A.O.J./IPJ, era na altura Ministro  da Juventude o Couto dos Santos, privilegiaram-se as secretárias, as de madeira e as outras, a fachada a prepotência, o bluf, as tainadas e os tachos, a partidarite doentia que proliferou e se mantém hoje em dia...
Uma equipa voluntariosa de animadores sócio-culturais, que estava habituada a passar em segundos, de um palanque com fato e gravata, para pegar num martelo e em pregos para montar um cenário, na "teia" da Torralta (quantas pessoas já andaram lá em cima de gatas)? aposto que muitas poucas, ou num atrelado de tractor...esta gente, esta equipa unida, já não estava ali a fazer nada.
Antes de entrar a comandita dos partidos, um Delegado do F.A.O.J, dos DE VERDADE, fazia sempre uma pergunta sacramental...antes de abrir as portas para darmos início aos espectáculos:
- Correu bem o ensaio geral?
Riamos-nos, porque mais que ele sabia que não tinhamos tido tempo para ensaiar fosse o que fosse...eramos poucos e havia muita coisa a fazer antes de abrir as portas ao público...
Uns sairam porque quiseram, outros sentiram-se empurrados.
Ficam as memória e as saudades, dos ensaios e das gravações das peças...:-) eheheh
Lembras-te Gino, Ramiro, Filipe, Marcelino, Max, Luisinho, Fátima, Jorginho, Vilela, Clara, Rosa, Nando, Fernando, Lena, Ana e...tantos outros.
Claro que lembrais, nunca mais esqueceremos.
Já viste Gino, ainda estavamos uns rapazes bem "Guichos" nesta altura ehehehehh. E olha para o Nando que já tem mais cabelos brancos que nós os dois juntos :-)
Já agora, outro desafio. Quem são as "personagens" que estão na foto? Eu identifico todos.
Botai lá!

HM

2 comentários:

  1. É verdade, Henrique, velhos tempos...
    Eu fui um desses que durante a semana colaborava voluntariamente, e nos fins-de-semana me juntava a alguns dos nomes que aqui lembras, para fazermos animações pelas aldeias (lembro o Sr. Orlando, que nos levava de jipe até aos locais).
    Projectavam-se filmes, éramos músicos, palhaços, etc. E no final não podíamos recusar entrar na adega para tomar um copo e provar o presunto ou salpicão (levariam a mal se não aceitássemos!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande Abraço Zé Rui. Há quanto tempo meu amigo...talvez há uns 30 anos que não nos vemos.
    Obrigado pela visita ao blogue.
    Dá uma vista de olhos no link que agora te envio, onde vais ver muita "malta" do nosso tempo.
    http://5l-henrique.blogspot.com/2011/10/o-que-era-o-faoj-nao-me-lixem-porque.html

    ResponderEliminar