quarta-feira, 18 de agosto de 2010

E Assim se Comentem Crimes...a Prazo.

Fotografia de Paulo Rodrigues
Se eu fosse cidadão de um outro País qualquer, pelo menos daqueles que ao invés de se dizerem civilizados, o são efectivamente, saberia a quem pedir responsabilidades e que alguém iria ser responsável e responsabilizado, pela degradação do nosso património, neste caso o construído.
Poucas antigas escolas primárias da zona Rural, estariam alojadas em edifícios semelhantes e com a envergadura monumental da antiga escola primária de Outeiro no Concelho de Bragança.
A Escola, encerrada por decisão política, apesar de contestada, como são todos estes “modernos” encerramentos, não caiu do céu nem apareceu graças ao euro milhões de nenhum benemérito.
Foi construída com dinheiro de impostos, consequentemente, paga por todos os portugueses contribuintes, porque os que fogem ao pagamento de impostos não são portugueses mas sim apátridas.
Mas o facto é que, a Escola está a degradar-se dia após dia, ano após ano…
Uma parte, estará atribuída, através de protocolo com a autarquia, a uma “associação” de caçadores. Ora como essa associação só dá uns tiritos de quando em vez e como pretexto para uma jantarada, a Escola está abandonada, para regalo dos insectos rastejantes com muitas patas.
Como é que uma autarquia, a Junta de Freguesia, pode assistir IMPÁVIDA E SERENA, à degradação deste património?
Aponto uma possibilidade que, a curto prazo, permitiria a utilização regular daquele espaço.
Poucas serão as aldeias, as ruas ou os bairros que não tenham uma associação de âmbito cultural, desportivo, folclórico e outros, a funcionar com actividade permanente. Curiosamente, ou talvez não, Outeiro será a excepção.
Compete à Autarquia Local, através de trabalho efectivo no terreno, promover a reestruturação da antiga associação.
Como se faz?
QUERENDO! Falando com a população, apresentando um projecto ao POVO e às entidades oficiais que têm como dever instituído o apoio a este género de colectividades, como sejam a Câmara Municipal, o INATEL o I.P.J etc.
Posteriormente e com base de sustentação devidamente fundamentada, propor à Câmara Municipal, a cedência, (como sempre temporária e sujeita a condicionalismos), da antiga Escola Primária, à Associação então criada ou renascida.
Considero incúria, desleixo e falta de responsabilidade, daqueles que olham para aquele edifício e nada fazem para que seja desfrutado pela população, mesmo que com uma outra missão.
Outras possibilidades passariam, seguramente, pelo Turismo Rural de Habitação.
Fotografia de Paulo Rodrigues
Outras espécies de seres vivos, bem mais inteligentes, preservam com denodo o que é deles e dos seus, porque sabem bem, quanto custou a construir e, mais importante, querem que no ano seguinte, a casa, esteja em "ordem" e pronta a receber mais uma geração. Será que o ser humano não quer mesmo aprender nada com as outras espécies de seres vivos?
Será que a obrigação das autarquias acaba no dia das eleições? Ou deve ser ao contrário?
O Povo deu-nos o mandato e, agora, começa o nosso primeiro dia de 4 anos para darmos ao Povo o agradecimento por terem confiado em nós.
As Andorinhas voltam sempre ao ninho...a não ser que as matem, ou que alguém (um homem ou mulher), lhes destrua-a o lar.
E os inteligentes somos nós?
Obs* Esta foto foi tirada por cima da minha cabeça pouco antes de começar a escrever mais este devaneio. A parte baça, é uma tábua, onde ficam as caganitas...a casa é pequena mas cabem cá todos...
Uma de muitas tábuas e um dos muitos ninhos...


(H.M.)

1 comentário:

  1. S´se pode concordar com a denúncia destes casos de autêntico lesa património. Crimes que ficarão sempre sem culpados e um povo sacrificado pelos sacrifícios que teve de fazer para, que neste caso,os seus filhos tivessem um lugar onde aprender, com o sonho de virem a ter uma vida melhor que a deles.

    A casa ex-escola parece com bastante espaço e até com uma bela fachada.
    Que diabo, não há em Outeiro quem tenha a iniciativa de a por ao serviço da comunidade????,

    ResponderEliminar