quinta-feira, 30 de abril de 2015

Melotrupe - Banda Emblemática de Bragança

Melotrupe
De Bragança a Lisboa eram 9 horas de distância quando um grupo de quatro brigantinos rumaram ao sul, a Coimbra, rompendo a distância e abrindo uma abertura no fosso de tempo que separava (e ainda hoje separa) o interior do país real, para, literalmente, dar música.
A 4 de Julho de 1981 Coimbra recebia mais uma eliminatória do concurso de bandas de rock: Só Rock. Os brigantinos eram os Melotrupe, e foram tocar lado a lado com os, na altura recentes, Xutos e Pontapés e GNR, entre outros.
António Corredeira, no baixo, Paulo Xavier na guitarra, António Andrade, na bateria, e Luís Afonso teclas e voz. Era com estes quatro nomes que se faziam os Melotrupe. A ideia de participarem no Só Rock nasceu depois de verem um anúncio num jornal. Enviaram uma cassete com três originais e foram seleccionados.
O “pastel” de Coimbra:
Quando chegaram a Coimbra, depois de uma obrigatoriamente longa viagem - e porque sabiam que a alimentação e estadia eram da responsabilidade da organização - um do grupo dirige-se a “um fulano que tinha uns óculos muito graduados à Jonh Lennon”: “oh pastel, somos um grupo de Bragança, chegamos agora e queremos lanchar, como é que é...?”. O problema da refeição ficou resolvido. O que não sabiam é que aquela abordagem pode ter tido repercussões um pouco mais tarde.
Decorreu o festival com uma boa prestação dos Melotrupe.
A votação parece não ter corrido da mesma forma, o pastel das sandes, com os óculos à Jonh Lennon, era o director da rádio e principal patrocinador do festival. O mesmo que anunciou o resultado da votação. Na brincadeira dizem que talvez o episódio do Pastel possa ter influenciado o ouvido do patrocinador...
“Em Bragança toca-se”
Os Melotrupe não foram ao festival pelo passeio, mas sim pela música. Mostraram que também aqui, quase esquecidos atrás do Marão, há 30 anos, também se fazia música, que competiu lado a lado com os Xutos e Pontapés ou GNR. Curiosamente a banda que ganhou a edição desse ano do festival era da Nazaré.
Os Melotrupe nunca gravaram nenhum trabalho.  “Hoje é fácil, basta ir ao Porto e gravar, mas há 30 anos era diferente...”. As diferenças não ficam por aqui. “Chegaram a ir tocar em aldeias que não tinham energia eléctrica!”. Mas tocavam. Animação não faltava,  “Havia cinco bandas em Bragança e cada uma tinha a sua maneira de tocar. Eram todos diferentes. Hoje está tudo uniformizado...”
O Festival 7’Up:
Dois anos depois, em 1983, os Melotrupe voltaram a concorrer num festival nacional de Musica. Quis o destino que numa das eliminatórias voltassem a encontrar os Xutos & Pontapés. E venceram a eliminatória. As provas eram realizadas em capitais de distrito, por sorteio, e foi Bragança a escolhida para palco da prova. Algum tempo depois foram disputar a final no Porto, conjuntamente com os vencedores de outras eliminatórias e a final terá sido ganha por um grupo de nome Banana.
Tive o prazer de com estes quatro amigos, partilhar muitos bons momentos...

5 comentários:

  1. Muito bom... Parabéns ;) Naquela altura não era realmente fácil, no entanto hoje em dia já não é necessário ir ao Porto para gravar. Em Macedo de Cavaleiros existe um estúdio profissional totalmente equipado com tecnologia de ponta.

    www.estudiosluisneves.com

    Abraço musical

    ResponderEliminar
  2. Presumo que sejas o filho do Luís e da Paula.
    Beijos e abraços para eles!!!

    ResponderEliminar
  3. Sou sim :) Obrigado, serão entregues.
    Parabéns pelo blog, tem conteúdos muito interessantes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Na bateria desse grupo que eu me lembre era o Luís Manuel Alves (Luís Gordo) e sim lembro-me de tocarem no rock da 7up entre outros e de tocarem nas festas da cidade de Bragança.

    ResponderEliminar
  5. Também toquei neste grupo em 1988. O Paulo Xavier era excelente guitarrista e o Pita, vocalista e tocava viola baixo. O Beto, estudante de direito em Coimbra, era o baterista. Eu tocava teclas. Numa das festas em que tocamos, em Lamalonga, conheci uma linda menina, morena, residente em França, deixei tudo e fui atras dela...

    ResponderEliminar