domingo, 3 de outubro de 2010

Mosteiro de Santa Clara Velha - Coimbra


Depois de entrares no site, clica em VISITA VIRTUAL.


... Fundado a 13 de Abril de 1283 (DIAS, 2003, p.145), ou em 1286, por D. Mor Dias, as primeiras obras de que há notícia referem-se à construção de um conjunto de casas para acolhimento de monjas clarissas, núcleo original certamente modesto, mas que se deveria já compor de uma pequena igreja, um dormitório e um claustro (CORTE-REAL, SANTOS e MOURÃO, 2000, p.10). (...)

O segundo capítulo da história do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha de Coimbra teve início em 1314, ano em que D. Isabel de Aragão refundou a casa monástica As obras então patrocinadas conduziram ao conjunto edificado que hoje, genericamente, subsiste e devem-se, numa primeira fase, ao arquitecto Domingos Domingues, mestre que havia trabalhado no claustro do Mosteiro de Alcobaça (DIAS, 1982, p.4).

Logo em 1331 o mosteiro foi inundado pelas águas do Mondego. Iniciava-se, assim, um dos factores que mais haveria de influenciar a história do cenóbio. A construção das diversas dependências monásticas foi executada em paralelo com as cheias sazonais do rio, o que obrigou ao sucessivo alteamento das cotas dos pavimentos. No final do século XVI a vida no mosteiro era já impraticável e décadas depois, em 1677, deu-se o definitivo abandono, com a passagem das religiosas para o novo convento de Santa Clara, num local ligeiramente mais alto da mesma margem direita do Mondego.

Sem comentários:

Enviar um comentário