segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Palácio Nacional da Ajuda



Implantado no local outrora ocupado pela "Real Barraca" - Paço de madeira erigido após o terramoto de 1755, o actual Palácio da Ajuda foi iniciado em 1795 com base num projecto, ainda Barroco, de Manuel Caetano de Sousa. Em curto espaço de tempo este plano sofreu uma alteração significativa, com a introdução da nova corrente estética Neoclássica expressa na proposta arquitectónica de Francisco Xavier Fabri e José da Costa e Silva.

Apesar da magnificência do plano e dos avultados recursos financeiros envolvidos, ao longo da 1ª metade do século XIX, o Palácio da Ajuda foi habitado de um modo inconstante, até que, em 1862, D. Luís aqui se instalou e o tornou residência oficial da Monarquia. Sua mulher, D. Maria Pia de Sabóia, empreendeu então obras de actualização decorativa e arquitectónica, com a colaboração do arquitecto Joaquim Possidónio Narciso da Silva, que dotou o Palácio de novas salas de carácter familiar e funcional.

Encerrado após a implantação da República, foi parcialmente transformado em Museu em 1968. No edifício encontram-se ainda a Biblioteca da Ajuda, o Instituto dos Museus e da Conservação, o IGESPAR e a sede do Ministério da Cultura.

A Presidência da República realiza aqui algumas das mais importantes cerimónias de Estado.

Sem comentários:

Enviar um comentário