sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Caderneta de cromos – Azes do Foot-Ball – Chocolates Regina - 1930

Hoje trazemos à memória uma das mais antigas cadernetas de cromos (então designados de fotografias) de futebol, editada em 1930 pela Fábrica de Chocolates Regina, integrada no que seria designado por I Concurso dos Rebuçados Azes do Foot-Ball.
A caderneta é composta por 12 equipas: Belenenses, Sporting, Benfica, Casa Pia, FC Barreirense, União Futebol Lisboa, VFC Setúbal, Lusitano FC (Vila Real de Santo António?), Carcavelinhos, Académica de Coimbra, FC Porto e Olhanense.
Como se disse, esta colecção comportava um concurso que atribuía um total de 55 prémios, com uma grande variedade de artigos. O primeiro prémio era uma máquina de escrever portátil da marca UNDERWOOD, o segundo prémio, uma bicicleta e o terceiro prémio um gramofone, e por aí abaixo, incluindo produtos da própria Fábrica de Chocolates Regina. Ainda 1 camarote de 1ª no Coliseu dos Recreios, 1 camarote para o Cinema Olímpia, 1 par de botas de foot-ball, 5 Kg de "fino" bacalhau, 1 estojo para barba, uma raquete de ténis, uma bengala, um queijo da serra, um chapéu de homem, um par de polainas, 12 garrafas de moscatel e muitos outros curiosos prémios. Deduz-se que a maior parte dos 55 prémios eram oferecidos pelas respectivas casas comerciais.
Para além de tudo, deveras curiosa era a forma de distribuição dos prémios, integrada numa festa devidamente organizada num Domingo, que teve lugar no Campo das Amoreiras, cedido pelo Benfica, e cujo programa constava dois jogos de futebol (um encontro entre estudantes de liceu, até aos 15 anos e outro entre "simpáticos" vendedores de jornais e aprendizes da Fábrica Metalúrgica de Santo Amaro, até aos 14 anos), corridas de bicicletas, corridas de sacos e jogo da rosa. O programa incluía ainda uma banda de música, um grupo de jazz e uma largada de balão, entre outras. O policiamento era assegurado por um grupo de escuteiros. Um programa deveras sui-géneris, convenhamos.
O acesso ao sorteio final deste concurso, bem como a entrada na festa de entrega de prémios, era assegurados por uma senha de participação que era atribuída contra a entrega da caderneta completa. Este tipo de condição, fez com que muitas cadernetas completas se perdessem. Infelizmente, este foi um estratagema seguido durante muitos anos por outras editoras, contribuindo para o desaparecimento de colecções completas. Os poucos exemplares hoje existentes em alguns coleccionadores são autênticas raridades.
A Fábrica de Chocolates Regina foi fundada em 1 de Novembro de 1927, tendo por isso uma longa tradição e faz parte do imaginário e das mais doces memórias de muitas gerações de portugueses. Actualmente a marca pertence à Fábrica de Chocolates Imperial, adquirida em 2000, por sua vez, desde 1973, pertencente ao grupo RAR.

1 comentário: