sexta-feira, 19 de novembro de 2010

JAFUMEGA

O grupo Mini-Pop esteve na origem dos Jáfumega. Os Mini-Pop, quarteto de adolescentes onde pontificavam os irmãos Barreiros (Mário, Eugénio e Pedro), chegaram a fazer algum furor nos anos 70, em Portugal.(1)
Oriundos do Porto, os Mini-Pop gravaram alguns discos de sucesso como "Era Uma Casa Muito Engraçada". Os músicos do grupo foram adquirindo formação musical na área do Jazz e decidiram dar corpo a um novo projecto musical que baptizaram com o nome de Jáfumega.

Para isso, ao núcleo dos irmãos Barreiros juntaram-se o saxofonista José Nogueira e o baterista Álvaro Marques, para além do cantor Luís Portugal.
Em 1980 editam o seu primeiro trabalho, totalmente cantado em inglês e, singelamente intitulado "Estamos Aí". Neste trabalho já é possível ver algumas das pistas que irão ser exploradas em futuros trabalhos da banda.
As vocalizações são repartidas entre a voz aguda de Luís Portugal e a voz grave de Eugénio Barreiros. O tema mais conhecido deste disco, gravado com poucos recursos e com uma prensagem deficiente, é "There You Are", que chegou a ter algum "airplay" no programa "Rock em Stock", de boa memória.
Em pleno Boom do Rock português o grupo decide cantar em português e obtém um estrondoso sucesso com o single "Dá-me Lume", que contém o reggae "Ribeira", no lado 2. Este tema, cujo refrão andava na boca de toda a gente ("A ponte é uma passagem, p'rá outra margem..."), transforma os Jáfumega num dos grupos mais solicitados para concertos em todo o país.
Não é por isso de estranhar que, em Janeiro de 1982, o grupo se apresente ao vivo na cidade da Guarda, onde proporcionou um espectáculo inesquecível, não só pela qualidade da sua música, mas porque Luís Portugal estava doente e não pode estar presente. Eugénio Barreiros substituiu-o nas vozes e ouvir a "Ribeira" na voz potente de Eugénio fica na memória.
Pouco tendo a ver com o Rock português os Jáfumega tinham no seu line up alguns dos melhores músicos portugueses, disso não havia dúvidas.
O regresso da banda dá-se com o LP "Jáfumega" que inclui "Latin'américa" e "Kasbah". Extremamente bem produzido e bem tocado, o álbum é muito bem recebido pela crítica e pelo público.(2)
Em 1983 o grupo edita o seu último trabalho de título "Recados", subdividido em "Recados da Cidade" e "Recados do Campo". Temas como "Romaria" ou "La Dolce Vita" revelam-se sucessos na rádio, mas não trazem ao grupo grandes proveitos comerciais, pelo que a banda se dissolve em 1984.
[Em Junho de 1985 ainda é anunciada a intenção da banda lançar um novo disco, "São João Brejeiro", para o qual já tinham vários temas.]
Recordados com grande saudade por todos aqueles que os viram e os ouviram, os Jáfumega, dignos representantes da boa música portuguesa, são hoje colocados na galeria dos clássicos...

4 comentários:

  1. Meu amigo, fiquei apaixonado.

    Parabéns, me encheste o coração de saudade, apertou a vontade de rever a minha querida terra natal. Muito bom o Jáfumega (viva a América Latina)

    Um grande abraço do António João (Anjoluso)

    ResponderEliminar
  2. Meu caro António.
    É enorme o prazer em ver-te aqui, neste cantinho despretencioso, mas que contigo e muitos outros...pode ter E TEM ALMA.
    Sabes António, os que por aqui andam, quase se limitam a choramingar, a culpar os outros, a lamentarem-se...e pouco ou nada fazem.
    Outros, como tu que a vida "empurrou" para a diáspora...sentem saudades, do calor da lareira, do cheiro do estrume, do perfume que fica no xaile das nossas velhotas, cheios de fumo, depois de chegarem a casa...num dia de chuva.
    É a vida...
    Aparece sempre Transmontano.
    Grande abraço.
    Henrique.

    ResponderEliminar
  3. Adoro. A minha mãe conhece pessoalmente o João, já almoçou em casa da minha avó. :D

    No anos passado vieram à festa aqui do burgo, ele e os amigos do espectáculo ÓQTRUP - RIT, foi do melhor que por aqui passou em muitos anos... Genial.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Que estupidez...

    "Adoro. A minha mãe conhece pessoalmente o João", não é o João, é o Luís Portugal, LOL... Ando mesmo mal, isto é sueca a mais. xD

    Abraço

    ResponderEliminar