segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Yesterday

Yesterday (Ontem, em português) é uma canção gravada pelo grupo de rock inglês The Beatles, lançada em 1965 no álbum Help!.
Embora a composição conhecida como sendo de Lennon/McCartney, foi composta unicamente por Paul McCartney, segundo ele após ter tido um sonho.
Numa manhã de Maio de 1965, Paul acordou com uma melodia na cabeça. Imediatamente foi para o piano que havia no seu quarto em Wimpole Street, em Londres e tocou a música inteirinha, completa, com primeira e segunda parte. Ainda não tinha letra e ele chamou-lhe de Scrambled eggs. Mas Paul ficou a pensar, que já tinha ouvido aquela melodia nalgum lugar. Então passou vários dias a mostrá-la aos amigos e a perguntar se eles já não a conheciam. Não, ninguém nunca tinha ouvido aquilo antes.
Paul McCartney fez a letra definitiva para a canção que ganhou o título de Yesterday, enquanto se dirigia para o Algarve, em Portugal.
A canção, é uma balada acústica que fala sobre um amor perdido. Foi a primeira canção gravada pelos Beatles que só tinha a participação de um elemento do grupo, Paul McCartney, a cantar e a tocar viola, acompanhado por um quarteto de cordas.
Por não ter muito em comum com outras músicas dos Beatles lançadas na época, os outros elementos da banda achavam que seria melhor não a editar.
Segundo o Guinness Book, "Yesterday" é a canção mais regravada da história, tendo sido regravada por outros cantores mais de três mil vezes. Entre os artistas que a regravaram estão Frank Sinatra, Ray Charles, Elvis Presley , Plácido Domingo e Simone de Oliveira.
Em 1971, após a separação dos Beatles, John Lennon magoado com Paul editou a canção "How do you sleep?" onde cantava "The only thing you done was yesterday" ("a única coisa que você fez foi yesterday"). Nessa canção John pretendia, não somente dizer que a única coisa que Paul tinha feito era a canção Yesterday, mas também se referia aos Beatles, que em 1971 já faziam parte do passado, ou seja, ontem.

Sem comentários:

Enviar um comentário