domingo, 5 de dezembro de 2010

Bee Gees

A história musical dos irmãos Gibb remonta ao final dos anos 50, quando fizeram as primeiras apresentações ao vivo, em Manchester. Na época, Barry, Robin e Maurice actuaram com designações tão diferentes como The Blue Cats ou The Rattlesnakes. A mudança da família para a Austrália, em 1958, foi mais um passo para a concretização de uma carreira repleta de êxitos, mas com períodos difíceis.
A designação do trio passou então a ser Brothers Gibb, e as actuações continuaram na Austrália, nomeadamente em Brisbane, a cidade escolhida pela família. Depois, adoptaram o nome de Bee Gees, ao mesmo tempo que assinaram o primeiro contrato discográfico, em 1962, com a editora australiana Festival. O primeiro single, "Three Kisses Of Love", antecedeu o álbum "Barry Gibb and The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Gibb Songs".

Nove anos passados sobre a partida, os Gibb regressaram a Inglaterra. Mas, mesmo antes de partirem, os irmãos enviaram antecipadamente algumas maquetas que acabaram por despertar o interesse de Robert Stigwood que trabalhava, por exemplo, com Brian Epstein. Após a chegada a Inglaterra, Stigwood arranjou ao trio um contrato de cinco anos. O alinhamento sofreu então alterações com a inclusão de Vince Melouney para a guitarra e de Colin Peterson para a bateria. O primeiro single gravado em Inglaterra, "New York Mining Disaster 1941" conseguiu chegar ao top20 inglês, e alcançou posição semelhante nos Estados Unidos. O contrato conseguido com a Polydor, em Inglaterra, e com a Atlantic, mostrou-se bastante proveitoso para todas as três partes envolvidas.

O single "Massachusetts" foi um novo êxito, precedendo o álbum "Bee Gees First", o primeiro editado, simultaneamente, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Os registos seguintes, "Horizontal" e "Idea" serviram como que para a solidificação do projecto e da capacidade criativa do grupo. O último ano da década de 60, deu lugar à edição de "Odessa", um duplo álbum, que acabou por ser o derradeiro dos irmãos como trio, pois, pouco depois, Robin deixou o agrupamento alegadamente devido à discussão sobre que tema escolher para primeiro single. Um ano depois, os ainda Bee Gees lançaram "Cucumber Castle" e Robin o seu primeiro álbum a solo, "Robin¿s Reign".

A confusão reinou nos meses seguintes, Barry e Maurice abandonaram, tal como o guitarrista Melouney e, num acto um pouco invulgar, foi Peterson, o baterista, que acabou por mover um processo com o intuito de reclamar os direitos da designação do grupo. Todos estes acontecimentos levaram a uma inactividade que se prolongou durante cerca de um ano e meio. A reunião acabou por acontecer ainda em 1970, e o single "Lonely Days" transformou-se no primeiro nº1 conseguido nos Estados Unidos. "How Can You Mend A Broken Heart" foi o single que se seguiu antes da edição de "Trafalgar", em 1971. O trabalho seguinte, "To Whom It May Concern" passou, no entanto, quase despercebido, quer junto da crítica, quer junto do público.

Os tempos mudaram, e as transformações sociais entretanto ocorridas provocaram, claro está, mudanças nas correntes e tendências musicais. O estilo de música dos Bee Gees estava agora em desuso com o rock mais duro a tomar conta do mercado. "Life In A Thin Can", editado em 1973, não conseguiu sequer chegar ao top40 americano.

Mas a ajuda de Eric Clapton mostrou-se essencial. Aconselhando os Bee Gees a gravarem nos Criteria Studios de Miami, Clapton abriu caminho à gravação de "Mr.Natural", de 1974, que mostrou o grupo em composições mais influenciadas pela música americana, pela soul e pelo R&B. A mudança de estilo consolidou-se em "Main Course", lançado no ano seguinte. O trabalho era a prova dos novos géneros adoptados pelo trio inglês, ritmos dançáveis, deixando definitivamente a música romântica que desde sempre os caracterizou. "Children Of The World", de 1976 continha sucessos como "You Should Be Dancing" e "Love So Right". A consolidação do novo rumo veio com os temas incluídos na banda sonora do filme "Saturday Night Fever". Composições como "Stayin¿ Alive" e "How Deep Is Your Love" ocuparam o primeiro lugar dos tops, enquanto o álbum conseguiu o feito de ficar 6 meses em nº1. Na altura, vivia-se no auge da música disco e as criações dos irmãos Gibb estiveram no lugar certo e na hora certa.

O fim da década de 70 e o início da de 80 mostraram-se então fatais para a família Gibb. Apesar de algum sucesso de "Spirits Have Flown", de 1979, que ainda assim produziu três singles que chegaram ao primeiro lugar, o disco que se seguiu, "Living Eyes", de 1981, não conseguiu atingir o top40. O período seguinte foi passado quase no anonimato. O ano de 87 deu lugar a uma tentativa para um renascimento com "ESP", um álbum que vendeu razoavelmente e que recebeu boas críticas, mas que não conseguiu levantar os Bee Gees nos Estados Unidos. "You Win Again" foi um single de sucesso por todo o planeta, excepto nos Estados Unidos. No ano seguinte, e depois de uma efémera carreira a solo e de uma vida de excessos, o irmão mais novo, Andy Gibb perdeu a vida.

"One", álbum de 89, obteve igualmente bons resultados e conseguiu até que o single com o tema-título chegasse ao top10 americano. Mas a carreira dos Bee Gees nunca mais voltou aos dias de glória passados. "High Civilization", de 91, e "Size Isn't Everything", de 93, foram os registos seguintes. "Still Waters", de 1997, seguiu-se à inclusão do grupo no Rock And Roll Hall Of Fame, nesse ano. "Live-One Night Only" foi a última edição dos Gibb, um álbum ao vivo depois de quase dez anos de jejum de palcos. As últimas aparições dos Bee Gees foram em concertos no Verão de 98, comemorando, na altura, os 40 anos de carreira. Em 2001, voltaram a aparecer, mas desta feita nas prateleiras das discotecas, com mais um conjunto de êxitos intitulado "Record: Their Greatest Hits".

A 12 de Janeiro de 2003, Maurice Gibb morre vítima de ataque cardíaco. Em sequência disso, os irmãos anunciam o fim do grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário