sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Zip Zip

Sketch protagonizado por Raul Solnado e Fernanda Borsatti na primeira emissão do programa Zip Zip.


O Teatro Villaret foi palco de um dos mais espectaculares programas da Rádio Televisão Portuguesa.o Zip Zip, um programa que teve a colaboração de Carlos Cruz, Fialho Gouveia e o Raul Solnado.
Zip-Zip foi um programa televisivo de 1969 apresentado por Raul Solnado, Fialho Gouveia e Carlos Cruz e que constituiu um importante marco na história de televisão em Portugal. Foi emitido em plena Primavera Marcelista, foi realizado por Luís Andrade e apresentado por Carlos Cruz, Fialho Gouveia e Raul Solnado.
O primeiro programa foi gravado no dia 24 de Maio de 1969, tendo Almada Negreiros como convidado principal, e obteve êxito imediato. Foi o primeiro programa português do tipo "talk show" gravado aos sábados, no Teatro Villaret, com público e transmitidos na segunda-feira seguinte à noite.
O Major Baptista Rosa abandonou a Equipa de Produção logo após esse primeiro programa, em virtude de se ter incompatibilizado com os outros membros da Equipa. A partir do 2º programa verificaram-se algumas modificações incluindo o genérico do programa.
Entre o público que assistia à gravação estava presente um agente da PIDE. A emissão dos conteúdos tinha que ser negociada com a polícia do regime entre sábado (dia da gravação) e segunda-feira (dia da apresentação).
José Nuno Martins também colaborou com o programa, trazendo jovens talentos ao palco.
A última emissão foi transmitida no dia 29 de Dezembro de 1969, com os três apresentadores disfarçados de velhos anciãos.
A RTP tem poucas imagens do programa pois não era habitual guardarem-se as imagens dos programas.
Em 29 de Março de 1970 iniciou-se o programa "Tempo Zip" produzido pelas Organizações Zip-Zip e emitido através da Rádio Renascença.
O primeiro disco da editora Zip-Zip foi gravado em Setembro de 1969. O LP incluía muitos dos convidados do programa. Na contracapa aparece uma espécie de poema da autoria de Almada Negreiros. O disco inclui faixas com a Orquestra Zip (a interpretar a "Zipfonia" de Nuno Nazareth Fernandes), Hugo Maia de Loureiro, Intróito, Raul Solnado, António Victorino d'Almeida, Efe 5, Padre Fanhais, Ruy Mingas, Tóssan, José Barata Moura e José Froes Leitão.
O termo Zip-Zip foi inventado por Raul Solnado numa viagem de automóvel ao Porto.
Manuel Pires, funcionário da RTP, foi o autor do boneco.
"O Zip Vida e obra" é um livro da Editorial Ibis com desenhos de autoria de Luís Macieira, Raul Solnado, Filipe Gouveia e Carlos Cruz.
A música do genérico era da autoria do Quarteto 1111.

Sem comentários:

Enviar um comentário