sábado, 16 de maio de 2015

Memórias de Trás-os-Montes

Desengane-se quem pensa que nesta terra não existe energia eléctrica, abastecimento público de água a cobrir 100% dos habitantes e rede,quase, completa de saneamento básico. Desengane-se quem pensa que não temos gás da companhia, tal como nas grandes urbes. Desengane-se quem pensa que pelas ruas deambulam os burros e os animais selvagens. Desengane-se quem pensa que não temos teatro e cinema, musica, internet acessibilidades, escolas e ginásios, grandes superfícies comerciais e piscinas, courts de ténis, discotecas e vida noturna. Desengane-se quem pensa que somos “uns coitadinhos”.


Temos isso tudo e temos memória!
Temos gente, aldeias e cidades, campos verdejantes e cultura invejável. Temos tradições que preservamos e enobrecemos. Temos vida selvagem, rios límpidos e repletos de fauna, temos paisagem e, acima de tudo, temos orgulho na nossa terra. Somos hospedeiros e dizemos sempre "seja bem-vindo quem vier por bem".
Sermos hospedeiros não é o mesmo que sermos bons anfitriões!!!
Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena, a mãe de Hércules. Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para se deitar com Alcmena, e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para ficar de guarda.
Com a gravidez de Alcmena, uma grande confusão foi criada, pois evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma mulher escolhida do deus.
Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de "aquele que recebe em casa".
Portanto, ANFITRIÃO é sinónimo de CORNO MANSO e FELIZ!
Os Transmontanos,  só são hospedeiros até que os visitantes mereçam. Um qualquer dia os paulinhos das feiras e os outros comilões do erário público, vão-se dar mal por estas bandas...

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário