terça-feira, 19 de maio de 2015

Vila Flor - Bragança

Vila Flor é freguesia sede do concelho com o mesmo nome. Está situada a mais de quinhentos metros de altitude, estendendo-se por uma área total de cerca de 32 Km2. Da beleza natural da freguesia, destacam-se os vinhedos e olivais, assim como os fraguedos salpicados por pequenos ramos de giesta, urze e rosmaninho.
Conta com o Arco como aldeia anexa, situada a cerca de 3 Km.
Conta a lenda que D. Dinis, no caminho para a raia de Miranda, ao encontro de sua noiva - Isabel de Aragão, achou o lugar tão belo e florido que, a jeito de trovador, lhe chamou ”FLOR”. Desconhece-se qualquer documento anterior ao século XIII que fale da existência deste povoado, mas há quem avente que a sua fundação remonta ao século XI, após o declínio das invasões mouriscas e ao início da política real de repovoamento do território.
O nome de Vila Flor aparece, pela primeira vez, referenciado no Foral de 24 de Agosto de 1286, outorgado pelo Rei Poeta, que manda erguer em seu redor uma cinta de muralhas com cinco portas em arco, restando actualmente apenas uma - a Porta sul ou Arco de D. Dinis. É então que o nome desta vila passa de Póvoa de Além Sabor para Vila Flor.
Nos últimos anos, a freguesia tem sido alvo de um desenvolvimento sustentado. A prová-lo, alguns modernos equipamentos de âmbito cultural, desportivo e social, como é o caso do Centro Cultural, de um Poli-desportivo, de uma nova Biblioteca ou um Centro Paroquial.
Com uma faceta urbana e outra rural, a análise da vida económica da freguesia revela que o sector primário continua a ter alguma importância, sendo a produção de vinho, azeite, amêndoas e fruta variada, as principais culturas. 
O sector secundário é outro pilar na economia local, com destaque para as actividades relacionadas com a construção civil, serralharia, transformação de madeiras e mobiliário. Por último, no sector terciário, a freguesia encontra-se dotada de todo o género de serviços públicos e privados. A oferta comercial é muito vasta e variada, sendo suficiente para fazer face a todas as necessidades da população e visitantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário