quarta-feira, 30 de março de 2011

Marcha Luso-Espanhola pela A – 11

No dia 27 de Março, decorreu, sob o tema “Rasgar Fronteiras, Unir os Povos”, a Marcha Luso-Espanhola reivindicativa da construção da Auto-Estrada A-11 Zamora / Quintanilha, organizada pela Câmara Municipal de Bragança e pela Mancomunidade “Terras de Aliste”, que teve como objectivo sensibilizar o Governo espanhol para a importância desta via estruturante, essencial ao desenvolvimento sócio-económico desta região fronteiriça.

Na iniciativa participaram cerca de 300 cidadãos anónimos, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, e os restantes elementos do Executivo e alguns Presidentes de Juntas de Freguesia do Concelho de Bragança, o Presidente da Diputación de Zamora, D. Fernando Maíllo, a Alcaldesa de Zamora, D. Rosa Valdeón, e Alcaldes, deputados e senadores da Província de Zamora (Espanha), que, depois de percorrerem mais de dez quilómetros a pé, sob condições climatéricas instáveis, se encontraram na antiga Ponte Internacional sobre o rio Maçãs.
No final, foi subscrito um manifesto, a ser enviado ao Presidente do Governo de Espanha e ao Primeiro-Ministro Português, em que é peticionado o seguinte:
- Que o Governo de Espanha considere o interesse internacional da Auto-estrada A-11, desde Zamora até à Fronteira com Portugal, visto integrar a Rede Europeia de Auto-estradas (E82)
- Que o Governo de Espanha dê prioridade à construção desta Auto-estrada dentro dos Planos de Infra-estruturas do Ministério de Fomento;
- Que a construção da Auto-estrada A-11 se inclua, sem escusas, na ordem do dia dos assuntos urgentes a tratar na próxima Cimeira Ibérica para que, durante o ano de 2011, se licitem e se adjudiquem os quatro lanços do traçado da Auto-estrada A-11 pela província de Zamora.
- Que o Governo de Portugal isente de pagamento de portagens a utilização da Auto-estrada Transmontana A4, entre Vila Real/Bragança/fronteira de Quintanilha, considerando que estamos em territórios muito fragilizados economicamente, necessitando de medidas de excepção até melhorarem os indicadores socioeconómicos.
Recorde-se que os participantes da Marcha Luso-Espanhola partiram de Rio Frio (Portugal) e de Alcañices (Espanha) até se encontrarem na antiga fronteira.
Pode ler o Manifesto em: http://www.cm-braganca.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=38506&noticiaId=46427&pastaNoticiasReqId=45209

Sem comentários:

Enviar um comentário