quinta-feira, 3 de março de 2011

Para todos os que são contra o Novo Acordo Ortográfico:

Ainda vamos a tempo de tentar impedir o Acordo na Assembleia dentro de dois meses!
Só necessitam de visitar a página: Sou Contra o Novo Acordo Ortográfico (clica aqui)
Esta página descoberta explica-nos o que devemos fazer para evitar a aplicação do novo Acordo Ortográfico em Portugal.
O problema é que este Acordo não foi feito a pensar em Portugal e apesar de não ter efeito no Brasil, afecta muito a variante de Portugal e dizer sim a este, será dizer sim aos próximos que virão. Este é o primeiro de muitos acordos e é considerado "insignificante", os próximos serão piores e mais agressivos.
Baptismo sem "P" seria lido como "Bâtismo" (como na palavra "Batida"). Excepto sem "P", entre muitos outros factores que para os Brasileiros não farão diferença mas que a nós nos afecta, porque a nossa fonética e regras são muito diferentes, faz parte da riqueza da nossa variante.
E quem gostará de ver "direto", "atualização" e um dia vermos "abitação" ou "oje" nos futuros acordos?
E o acabar a distinção entre Português-PT e -BR fará com que todos os softwares venham já com uma só variante. Seremos forçados a ver nos sistemas operativos, fóruns, softwares, "enquete" para votação, "deletar" para apagar, e muitas outras coisas sem possibilidade de escolha. O Google Translator já traduz as palavras para o Português-BR e não para o -PT.
Os manuais escolares virão com o novo Acordo e não é opcional, após o período de transição estaremos a escrever de forma considerada errada pelo Acordo. Somos mesmo obrigados a escrever como no Acordo, a história da "dupla grafia" é temporária, a história de "só escreve com o Acordo quem quer" é falsa!
Se forem contra o Acordo Ortográfico, tentem agir e ajudar a nossa língua materna!
Só terão de ir ao site acima, ler tudo, e por favor enviem a todos os vossos contactos o site por email, temos só dois meses para fazer algo.
Os que sejam pró-Acordo que nos perdoem a colocação deste post mas achamos que os que são contra teriam o direito a se manifestar.
Não quer este post assim gerar polémica, nem causar distúrbios nem confusão, nem ofender ninguém. Desejamos apenas dar a conhecer a todos que podemos ainda tentar algo para defender o nosso actual Português.
Este fórum já serviu para muitas coisas no passado, e sabemos que hoje em dia não é a mesma coisa.
Mas a Comunidade que nele nasceu, pode não ter nascido em vão, e pode ter escolha e poder na defesa de questões tão importantes ao nosso país como a nossa própria Língua, afinal não somos assim tão poucos. Assim, esta Comunidade pode ter realmente efeito na nossa cultura e actualidade.
Só temos de fazer algo para defender o que é nosso. Temos de agir e defender aquilo em que acreditamos.
E assim esta Comunidade poderá ter um papel decisivo no nosso país.
Obrigado a todos os que ajudarem a esta causa de terceiros que vários de nós decidimos abraçar também.
Este movimento NÃO TEM quaisquer ligações políticas, trata-se de um grupo de cidadãos a querer impedir um Acordo que afectará o povo Português mais do que pensamos.
Não iremos enviar mais pedidos, quem quiser que se inscreva na mailing list do site e eles que nos/vos dêem novidades futuras só a quem queira.
O Acordo se seguir em frente, será apenas por inércia dos Portugueses que o permitirão.
Um resto de bom ano a todos! E cumprimentos aos Brasileiros também, isto não é nada de pessoal. É uma questão cultural.
"Nuno"

Sem comentários:

Enviar um comentário