terça-feira, 12 de abril de 2011

Mogadouro foi propriedade dos Templários

As origens da vila de Mogadouro remontam à ocupação muçulmana. Recebeu foral em 1272, por D. Afonso III, sendo em 1297 doada por D.Dinis à Ordem dos Templários. Em 1319, e com a extinção dos Templários, passou a ser pertença da Ordem de Cristo, mudando de mãos no século XV, altura em que a família dos Távoras tomou conta da vila.

Monumentos

Castelo de Mogadouro - Restam poucos vestígios desta fortificação. Sabe-se que foi fundado por D. Dinis e doado aos Templários.

Outro património monumental assinalável

- Igreja Matriz

- Igreja do Convento de São Francisco

- Santuário de Nossa Senhora do Caminho

Parque Natural do Douro Internacional

O concelho do Mogadouro encontra-se situado dentro da área de protecção do Parque Natural do Douro Internacional, sendo que a vila é a sede do organismo que gere esta área. É um parque de criação recente, e que representa os esforços conjuntos das populações vizinhas de Portugal e Espanha.
Em Mogadouro foram elaborados projectos credíveis na base do planeamento e prática de gestão urbanística, cujo objectivo final irá resultar no ordenamento e planeamento urbano, advindo daí uma melhor qualidade de vida e melhor qualidade do meio ambiente. E com eles foi possível essa valorização dos espaços urbanos, que se tornaram um dos cartões de visita da vila de Mogadouro, destacando-se a Avenida de Espanha, a Avenida do Sabor, a Zona da Rotunda, a Alameda de Nossa Senhora do Caminho, e as zonas envolventes do Cemitério, do Centro de Saúde e do Mercado Municipal.
Todo o concelho é rico em festividades populares, mas a grande festa da vila ocorre no último domingo de Agosto, incluindo uma procissão até ao Santuário- Festa de Nossa Senhora do Caminho.

Gastronomia

São tradicionais da vila: a posta (vitela assada na brasa), o Folar da Páscoa, os presuntos e os enchidos. São também famosos os queijos de ovelha, a produção de mel e casula.
Talvez seja o prato mais emblemático de Mogadouro, e que marca presença em todos os restaurantes do concelho: ervilhoto guisado. Ervilhoto é o nome que se dá à ervilha de grão. A palavra “ervilha” designa a ervilha de quebrar. Ingredientes: ervilhas; costeletas de lombo de cordeiro; presunto; cebola; azeite; banha, hortelã; alho; colorau ou massa de tomate.

in:viagenstravel.com

Sem comentários:

Enviar um comentário