quarta-feira, 27 de maio de 2015

PERCURSO DAS FAGACEAE

Vaca Mirandesa - Serra da Nogueira
1- Saída de Bragança pela N15 durante 2,5km.
2- Continuar pela N15 até cruzamento com N206.
3- Entrar na N206. A Sul da aldeia de Nogueira, à medida que a estrada ganha altitude, vemos soutos diversos, que podem ser fotografados a partir da própria estrada.
4- Subindo na direcção Oeste, pelas encostas que antecedem a Serra da Nogueira, atravessamos parte da maior mancha florestal de carvalho-negral da Europa. Antes do cruzamento para Carrazedo, os lameiros escondidos entre a mata, alimentam a raça bovina característica desta zona de Trás-os-Montes, a raça Mirandesa.
5- Entrar na N316. Ainda antes do cruzamento para Zoio (N41º44`56.21``, W6º55`15.12``), podemos observar plantações de castanheiro para produção de madeira, povoamentos florestais que se designam por castinçal.
Carvalhais - Estrada de Espadanedo
6- A estrada inicia a descida, no sentido Sul. Entre as aldeias de Zoio e Espadanedo podemos observar as encostas típicas do Nordeste, cobertas de matos, sobretudo estevas, intercaladas por soutos e carvalhais. Quando acaba a subida, chegamos a um cruzamento: para a esquerda acede-se a Celas e ao Miradouro das Fragas da Torre. Para a esquerda temos a aldeia de Negreda (N41º43`11.19``, W6º57`36.15``).
Neste cruzamento há uma boa escapadela a concretizar: visita à aldeia de Negreda e uma das surpresas do Nordeste Transmontano, o Cachão da Malhadinha .
Seguimos pela estrada local, ladeada por soutos contínuos. Até ao fim desta pequena aldeia são cerca de 3 km. Se estiver com um veículo todo-o-terreno, não pode deixar de ir visitar o Cachão da Malhadinha (N41º43`23.45``, W6º58`13.16``). Após a última casa da aldeia, o caminho é em terra batida. Passa ao lado do cemitério, sendo até ao ponto de visita 1 km exacto. Este fenómeno hídrico-geológico apenas a partir de 2004 passou a ser visitável, após melhoramento do caminho que dá acesso ao local . Neste momento tem já um par de miradouros com vedação, que permitem a contemplação deste fantástico elemento de forma segura e bastante próxima .
Cachão - Malhadinha
7 – Seguindo em frente na estrada voltamos encontrar uma paisagem diversificada, com novos soutos a rasgar a bravura dos matorrais ao lado de searas .
8 – Até Edroso (N41º37`44.89``, W6º56`16.63``) vamos ladeados de soutos. Por aqui, a estrada acompanha o fundo da serra da Nogueira , que se estende a Este a mais de 1200 metros de altitude. Nas suas encostas de urzes, floridas na Primavera, podemos cruzar-nos com rebanhos de ovelhas de ovelhas pastando sossegadamente. Para a direita e no sentido Oeste, podemos contemplar uma das panorâmicas mais abrangentes da região, vendo até à Serra da Padrela (já no limite dos concelhos de Valpaços com Vila Pouca de Aguiar e Chaves).
9 – Seguindo, chegamos ao cruzamento para Podence (à esquerda) e para Corujas (à direita). Seguimos para Podence (N41º35`33.18``, W6º55`36.41``). A entrada da aldeia mostra-nos diversos castanheiros antigos. Sendo esta uma freguesia com fortes tradições rurais, tem agora para visitar o Museu Casa do Careto, tradição etnográfica exclusiva de Trás-os-Montes!
Soutos Novos - Espadanedo
Também por aqui a cultura do castanheiro é antiga e bem enraizada, senão veja-se alguns dos topónimos locais . É uma aldeia com vários monumentos religiosos, de que se destaca a Capela de Santa Rita, séc. XVII, de propriedade privada e encimada por uma bonita torre sineira.
A partir de Podence pode ainda dar uma escapadela até à Área de Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo . Entrando no IP4 a saída para a Albufeira do Azibo é ao quilómetro 183. Além das atractivas praias fluviais (N41º34`58.50``, W6º54`00.21``), merecedoras da Bandeira Azul Europeia, esta área está dominada por sobreirais e carvalhais. Também podemos encontrar soutos, como aqueles à entrada de Santa Combinha . A sua fauna é diversificada, com destaque para a avifauna. Devido a isso, foram já colocados vários observatórios de aves, a partir dos quais pode tranquila e confortavelmente observar mergulhões-de-crista, milhafres ou corvos-marinhos. É também um local muito apreciado pelos adeptos da pesca desportiva.
Vista Panorâmica - Edroso
10 – Após Podence, siga pela estrada N102, na direcção de Macedo de Cavaleiros. Antes de cruzar o IP4, vire à direita, na direcção de Lamas de Podence. Entre esta aldeia e Corujas, encontrará diversos soutos, de idades muito variadas. Pode visitar nas imediações da aldeia o Santuário de Nossa Senhora do Campo, em cujos montes temos uma paisagem impressionante de soutos e nas cumeadas carvalhais. Segue-se até Corujas.
Albufeira do Azibo
11 - Em Corujas, é obrigatória a visita a um castanheiro milenar (N41º35'58,99'' W06º58'05,76''), que resiste ainda com alguns ramos verdes. Não muito longe, num caminho de terra batida, vêem-se castanheiros antigos e com imagens curiosas de resistência. Regresse novamente a Lamas de Podence e siga para Macedo de Cavaleiros. Visita à cidade.

in:rotadacastanha.utad.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário