quarta-feira, 15 de junho de 2011

ACTIVIDADE-Descida do Rio Sabor em Canoa

A empresa EDP começou em 2008 a construção de uma grande barragem para a geração de electricidade, no último grande rio da Península Ibérica, sem barragens, desde a sua nascente até à foz do Douro.
Várias associações regionais e grupos ambientalistas posicionaram-se contra o projecto, arguindo que este trabalho representa um impacto irreparável em paisagens ecologicamente importantes que são o lar de espécies-bandeira, aves rupícolas anfíbios, invertebrados de água doce, etc.
O projecto foi relatado para a Comissão Europeia por contradizer várias disposições da legislação ambiental europeia, incluindo as directivas sobre as Aves e os habitats pois a região afetada pela barragem faz parte da Rede Natura 2000, nas áreas específicas "Sabor e Maçãs Rios '(SPA e SIC) e "Morais" (SIC) lar de 19 tipos de habitats, 9 espécies e 5 espécies vegetais de interesse comunitário. Entre elas, três tipos de habitats e de espécies animais (Canis lupus), classificados como prioritários. Quanto à ZPE, foi nomeada pela presença de 34 espécies de aves selvagens, incluindo várias espécies de aves de rapina, muitas das quais nidificam nas margens do rio que ficarão submersas pela barragem.
O Vale do Sabor constitui um refúgio ecológico indispensável à fauna local, de onde se pode destacar uma interessante comunidade de aves rupícolas, assim como espécies de mamíferos como o lobo, o corço, o gato-bravo, a toupeira-de-água e a lontra. É também o principal local de desova e alevinagem da comunidade piscícola de uma vasta área, sendo por isso classificado como Zona de Protecção Especial. O valor natural deste território selvagem de beleza inigualável é inestimável e deve ser preservado a todo o custo. A importância deste local insubstituível é indispensável para a conservação da Natureza em Portugal.
Estamos a propor uma descida de dois dias, antes de a barragem fechar por completo e deixar de existir esta maravilha única em Portugal.

Esta descida inclui:
Todo o material técnico, toda a alimentação, 2 almoços 1 jantar, 2 pequenos-almoços, dormida dia 1 em Santulhão em quarto duplo, logística a partir de santulhão, dormida em tenda dia 2, seguro de actividade.
Não Inclui:
Viagem até Santulhão, saco cama para a noite dia 2, qualquer extra não mencionado.
Preço por pessoa: 160,00€
Para te inscreveres tens de enviar; nome completo, numero de B.I. e data de nascimento para manolo1manolo@hotmail.com
As inscrições são até ao dia 27-06-2011
Mais informações: 00351 932592810

Sem comentários:

Enviar um comentário