terça-feira, 21 de junho de 2011

«Balada das Sete Fadas»

«Balada das Sete Fadas» é um novo livro de literatura infanto-juvenil do escritor transmontano Alexandre Parafita, que acaba de ser lançado para o mercado editorial pela Plátano Editora, integrado na sua colecção Maravilhoso Infantil.
É um livro de histórias rimadas, ilustradas por Miguel Gabriel, com motivos da ecologia rural transmontana, animais, plantas, rios, natureza. Para além da sua preocupação ecológica, o grande objectivo da obra é cultivar na criança o prazer da leitura pelo fascínio do uso estético e lúdico das palavras.
Como são histórias fáceis de decorar, graças ao auxílio das rimas, da métrica e do ritmo, as crianças em idade pré-escolar poderão, também elas, ajudadas pelo adulto, ouvir e depois recitar. Daí que o livro seja adequado para as crianças desde o jardim de infãncia até aos níveis escolares seguintes, sendo especialmente valioso para apoiar acções de animação da leitura, dramatizações, recriações e recitações, incluindo festas de final de ano lectivo ou de final de trimestre.
Alexandre Parafita, professor universitário com doutoramento em cultura portuguesa, é autor de quase meia centena de livros, no domínio dos estudos do património cultural, mas sobretudo da literatura infanto-juvenil.
Quinze dos seus livros para as crianças e jovens fazem parte do Plano Nacional de Leitura (PNL), destacando-se “Contos de animais com manhas de gente”, “As três touquinhas brancas”, “Diabos, diabritos e outros mafarricos”, “Vou morar no arco-íris”, “Histórias a rimar para ler e brincar”, “Memórias de um cavalinho de pau”, “Lobos, raposas, leões e outros figurões”, “O tesouro dos maruxinhos” e “Contos ao vento com demónios dentro”, entre outros.
Jornal Nordeste, 2011-06-21

Sem comentários:

Enviar um comentário