sexta-feira, 17 de junho de 2011

Colóquios e encontros são nova aposta para atrair turistas a Bragança

Bragança vai ser a capital de encontros e congressos até ao final do ano. Ao longo dos próximos meses são vários os eventos que prometem colocar a cidade no mapa internacional.
Do encontro das Associação das Universidades de Língua Portuguesa a um encontro europeu de produção de castanha e, o mais importante, o Earma, um encontro internacional de investigadores.
Haverá ainda em Junho um encontro ibérico da Associação de Desenvolvimento Regional Portuguesa, juntamente com a espanhola.
Para o presidente da câmara de Bragança esta é uma forma de promover a região.
“Num só mês é uma concentração significativa de eventos, que traz pessoas de diversos países, de um elevado nível cultural, e serão bons embaixadores de uma cidade com grande valor patrimonial e paisagístico. Teremos uma boa possibilidade de promover a cidade e a região.”
Até Outubro haverá ainda um encontro nacional de Eco-construção, um encontro de reflexão sobre a cidade contemporânea, para além do dia do exército, em Outubro.
No entanto, apesar de contribuírem para a vinda de mais turistas à cidade, o autarca admite que as grandes contrapartidas só serão sentidas a longo prazo.
“Numa avaliação imediata, o saldo seria negativo, porque os congressos precisam de apoio da autarquia. Tem de haver um prazo dilatado. Esta forma de promoção com a realização de congressos é uma forma mais eficaz do que publicidade por outros meios, muito caros, que rapidamente são esquecidos”, explica o autarca.
Mesmo assim, comércio e hotelaria são as áreas que mais ganham com este tipo de eventos na região.
Mas o encontro do EARMA trará ainda outros benefícios.
“É um encontro de grande relevância, onde vão discutir as bases da política de investigação científica para o período 2013-2020. Isso é uma marca que fica registada em muitos documentos e em instituições de topo a nível mundial.”
Uma agenda preenchida para Bragança nos próximos quatro meses.
Haverá ainda uma actividade em Outubro relacionada com o Congresso de Direito e Interioridade que, no entanto, ainda está a ser planeada.
(Escrito por Brigantia )

Sem comentários:

Enviar um comentário