quarta-feira, 15 de junho de 2011

Petição para a classificação do Sobreiro como «Árvore Nacional de Portugal»

A Petição online para a classificação do sobreiro como «Árvore Nacional de Portugal» conta já com 1487 assinaturas. Os promotores, a Associação Árvores de Portugal (AAP) e Associação Transumância e Natureza (ATN), aguardam a tomada de posse do novo Governo para solicitar audiências com as comissões parlamentares.
Dar maior relevo ao sobreiro, alertando as autoridades para os problemas que afectam esta árvore tão importante para a economia portuguesa são objectivos que a AAP e a ATN querem alcançar com a classificação do sobreiro como «Árvore Nacional de Portugal». Uma iniciativa que pretende, ainda, sensibilizar a uma efectiva preservação desta espécie e dos valores biológicos, paisagísticos e culturais associados à mesma.
Além da petição online, que conta a 14 de Junho com 1487 signatários, decorre uma petição em papel. «No total temos perto de duas mil assinaturas», adianta Pedro Santos, da AAP. O mesmo responsável diz que estão quase a atingir metade do total de assinaturas necessárias para levar a questão a discussão parlamentar. «Necessitamos de cinco mil assinaturas», afirma.
Pedro Santos acrescenta, ainda, que «antes de atingir esse número, o assunto pode ser já levado a discussão junto das comissões parlamentares. Aguardamos apenas a formação de novo Governo».
O responsável pela AAP mostra-se optimista e conclui: «mesmo sem fazermos grandes esforços, há movimentos políticos interessados na nossa causa. Entre os signatários está o ex-ministro da Agricultura, António Serrano, entre outras figuras políticas».
O sobreiro está presente em quase todo o território nacional, ocupando em Portugal continental perto de 737 mil hectares (Inventário Florestal Nacional/ 2006), o que corresponde a cerca de 32% da área que a espécie ocupa no Mediterrâneo ocidental.
Além da protecção ambiental e da manutenção da paisagem de montado, candidato a Património da Humanidade da UNESCO, o sobreiro tem forte impacto económico e social. Portugal produz perto de 200 mil toneladas de cortiça por ano (mais de 50 % do total mundial).
(Sara Pelicano)

Sem comentários:

Enviar um comentário