domingo, 12 de junho de 2011

Podence - A casa onde vivem os Caretos chocalheiros

Criada em Fevereiro de 2004, a Casa do Careto é a sede maior das figuras demoníacas, com chocalhos pendurados na cintura, que percorrem as ruas de Podence quando o Inverno já vai no fim. O presidente desta instituição, António Carneiro, fala da importância do espaço na promoção e preservação da cultura dos caretos do nordeste transmontano. O número de visitante já ultrapassa os 40 mil.
 Misteriosos e imprevisíveis, eles interrompem os longos silêncios dos invernos em Podence, antes de a Primavera chegar, num ritual entre o pagão e o religioso. Tão natural como a passagem do tempo e a renovação das estações é a chegada oficial do Entrudo à região transmontana.

Com os seus já conhecidos chocalhos, cruzados nas franjas coloridas de mantas grossas eles saem à rua encarnados em demónios, bichos ou machos, tendo em conta que são múltiplas as metamorfoses do Inverno daquelas bandas do nordeste transmontano. Falamos dos Caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros.
É precisamente neste concelho que há um espaço onde o registo da tradição carnavalesca de Podence está patente: a Casa do Careto. Inaugurada a 22 de Fevereiro de 2004, nela podemos encontrar um mundo ligado aos caretos, desde a história, passando pelos chocalhos, as máscaras e toda a indumentária destas figuras enigmáticas.
António Carneiro, presidente da Casa do Careto, fala  de um mundo peculiar. Seis anos depois de ter aberto as portas pela primeira vez, o responsável da Casa do Careto diz que o balanço «é muito positivo, excedeu as nossas expectativas sendo que o número de visitantes ultrapassa os 40 mil». E refere que a Casa do Careto «se tornou num local obrigatório para quem visita o nordeste Transmontano. A tradição dos Caretos veio ganhar, com este espaço, mais importância e visibilidade ao longo do ano».
António Carneiro lembra que a tradição esteve quase extinta nas décadas de 1960 e 1970, sendo que a partir de 1985, a Associação dos Caretos de Podence, inicia «um papel fundamental na defesa e divulgação da tradição. Os Caretos de Podence durante este período de quase vinte anos iniciam um percurso de divulgação e revitalização da tradição, sendo convidados para os mais diversos eventos culturais no país e estrangeiro», sublinha, realçando que «esta caminhada, sensibilizou as autoridades políticas para a importâncias destas manifestações culturais».
António Carneiro, recorda, esse longo percurso: «a Associação dos Careto apresenta e promove esta candidatura para a criação da Casa do Careto, sendo hoje uma realidade, reconhecida e apreciada por todos aqueles que nos visitam. O espaço foi muito bem conseguido a nível do seu acervo e de tudo o que se relaciona com a Máscara».
Importância cultural
O responsável pela Casa do Careto, sublinha que este é um espaço «muito importante, não só para a região do nordeste transmontano, na medida que veio contribuir para preencher o vazio museológico que havia nesta área».
«Os Caretos de Podence foram reconhecidos pela sua importância cultural. O mediatismo que gira à volta destas figuras contribui para que a Casa do Careto seja um pólo atractivo em termos turísticos do nordeste transmontando», conclui.
Entre as actividades desenvolvidas por este espaço, está a dinamização e gestão do espaço temático da tradição dos Caretos. A Casa organiza e promove, ainda, o evento do Entrudo Chocalheiro, três dias de muita folia, «no Carnaval mais tradicional de Portugal».
A Casa do Careto realiza eventos culturais e recreativos enquadrados no Roteiro Turístico do Nordeste Transmontano e de apoio ao Parque de Natureza do Azibo.
O espaço é composto ainda por uma sala de Exposições (com uma mostra permanente da tradição carnavalesca dos Caretos), um Salão Multiusos para a realização de vários eventos, seminários, exposições e reuniões e a Tasquinha Regional «O Careto».

por:Ana Clara

Sem comentários:

Enviar um comentário