segunda-feira, 11 de julho de 2011

Confraria da Castanha quer dar formação a produtores

A Confraria Ibérica da Castanha vai organizar um Curso Livre da Castanha dirigido a produtores. Trata-se uma acção de formação ao nível teórico e prático que deverá decorrer durante um ano e que prevê ainda a produção de um manual de boas práticas, em suporte audiovisual.
A proposta foi apresentada este fim-de-semana durante a última assembleia-geral da confraria.
O confrade Rui Caseiro, e vice-presidente da câmara de Bragança, foi quem apresentou esta proposta e explica em que consiste.
  “A ideia é que esse curso seja realizado ao longo de um ano que e que seja composto de várias acções desde a plantação, enxertia até à apanha da castanha” explica, acrescentando que “as acções têm de ser realizadas antes da realização dessas práticas para que as pessoas saibam antecipadamente como devem fazer”.
  Esta acção contemplaria também “a produção de um manual de boas práticas, pois aquilo que é ensinado deve ser também produzido para livro através de fotografias e imagens e filmado para que as pessoas possam ficar na posse do que lhe foi ensinado”.
  Uma iniciativa que deverá contar com a parceria da câmara municipal de Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, Direcção Regional de Agricultura do Norte, Arbórea e Corane.
 O grão-mestre da confraria acolheu a proposta e espera implementá-la ainda este ano.
“É uma acção que para a pôr no terreno é preciso tempo” refere, alertando que “a nossa associação não o pode fazer sozinha, somos mais os promotores” afirma, acreditando que “antes do próximo ano estarão reunidas as condições mas também é preciso financiamento”.
 Gilberto Baptista salienta que na região transmontana já se verifica um aumento da plantação de castanheiros.
“Está a haver um aumento da área de plantio pois há campos em que as árvores são muito novas, pois foram plantadas há muito pouco tempo” refere. “Se não existe repovoamento de pessoas pelo menos está a haver uma estagnação do abandono das terras e isso é fundamental”.
A Confraria Ibérica da Catanha já conta com 68 confrades.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário