segunda-feira, 4 de julho de 2011

Escolas primárias já não fecham

Uma dezena de escolas do distrito de Bragança já não deverá encerrar no próximo ano lectivo.O novo ministro da Educação vai reavaliar o encerramento de escolas com 21 alunos.
O Diário de Notícias avançou ontem que Nuno Crato vai travar os encerramentos previstos para este mês, no âmbito da reorganização da rede escolar.
O governante promete reavaliar caso a caso antes de passar ao encerramento. Esta medida vai evitar o encerramento imediato de cerca de uma dezena de escolas no distrito de Bragança. José Domingues, do Sindicato dos Professores do Norte, afirma que a maioria das escolas do distrito já foram fechadas pelo anterior governo, mas garante que é uma medida positiva para a região.“Não vai abranger muitas escolas, porque o anterior governo decidiu encerrar as escolas todas. De qualquer forma haveria uma ou outra, como Argozelo, que é uma vila com algum dinamismo, Palaçoulo, que não faz qualquer sentido encerrar, porque é um local onde se poderá fixar população jovem”, justifica José Domingues.
O dirigente sindical lembra, ainda, que os critérios de encerramento do anterior governo não tinham em conta as cartas educativas elaboradas pelos municípios e dá o exemplo de Samil.“Enquanto o município está a estudar a abertura de um Centro Escolar para Samil, o que o ministério estava a tentar fazer era fechar Samil, o que não faz qualquer sentido”, denuncia o dirigente sindical.
O Sindicato de Professores do Norte e a FENPROF estão satisfeitos com a abertura do Ministério da Educação para negociar com autarquias e Agrupamentos de Escolas. No entanto as estruturas sindicais esperam que esta medida não signifique apenas adiar o encerramento das escolas para Setembro.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário