terça-feira, 12 de julho de 2011

Escuteiros estrangeiros ajudam a manter aldeias do Parque de Montesinho

Cerca de cinquenta jovens escuteiros de França e Bélgica estão a fazer trabalho de voluntariado em aldeias do Parque Natural de Montesinho. Durante o mês de Julho deverão passar pela região cerca de uma centena de escuteiros, que vêm para a região ao abrigo de uma parceria entre O Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) e o serviço de voluntariado internacional. O director do Departamento de Gestão das Áreas Classificadas do Norte do ICNB, Lagido Domingos, explica como surgiu este projecto.
  “Esta é uma iniciativa de voluntariado que já começou há vários anos com os escuteiros belgas e franceses. Este ano, que é o ano europeu do voluntariado, achamos interessante restabelecer uma parceria que já tínhamos no passado, no sentido de pôr as pessoas a circular e conhecerem melhor a nossa realidade”, acrescenta o responsável.
A Brigantia acompanhou o trabalho destes jovens na pacata aldeia de Guadramil, que ganhou vida com a estadia da juventude. Aqui os escuteiros belgas e franceses puseram mãos à obra para construir um parque de merendas, limpar o moinho, a forja, o lagar comunitário, limparam as margens do rio e ainda construíram muros. Gilles Rivet e Margaux Smeyers relatam a experiência vivida em Guadramil.
  “Não temos muitos conhecimentos técnicos, mas com a ajuda das pessoas da aldeia lá conseguimos fazer o trabalho. Estamos a renovar um moinho, limpámos o rio e estamos a construir um parque de merendas. É interessante encontrar pessoas novas, este parque natural é bonito e é interessante conhecer a cultura das pessoas das aldeias”, afirmam os jovens.
  A população da aldeia aplaude esta iniciativa e garante que é fácil comunicar com a juventude estrangeira. Valdemar Roque e Júlio Teixeira contam como foi trabalhar com o grupo de jovens belgas e franceses.
  “É uma alegria. No meio desta gente idosa encontrar esta mocidade aqui é sempre um momento de muita alegria. Se não fosse o trabalho deles, esta recuperação ainda demoraria algum tempo, porque nós aqui temos pouca gente. A média de idades anda entre os 70 a 80 anos, e só com estas ajudas é possível fazer estas obras. Gostei muito da mocidade que está aí, eu falo com eles, que me entendo bem com eles e corre tudo uma maravilha”, constatam os populares.
  Neste momento os jovens voluntários estão a desenvolver actividades nas aldeias de Rio de Onor, Guadramil e Espinhosela, no concelho de Bragança, e na freguesia de Vilar Seco, no concelho de Vinhais.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário