terça-feira, 12 de julho de 2011

Estudantes do IPB vão poder estagiar em empresas chinesas

Zuhai, adjacente a Macau
uma das cidades mais ricas da China
Os estudantes do Instituto Politécnico de Bragança vão poder estagiar em empresas chinesas e obter um diploma naquele país. Este é um dos projectos que a instituição de ensino superior acaba de protocolar com a Universidade de Pequim, através do pólo de Zuhai, uma zona económica exclusiva da China.
Um dos projectos prevê o incremento da língua portuguesa e nesse âmbito será ministrada na China uma licenciatura para a qual será deslocado um professor do IPB a partir de Setembro.
 Há ainda um projecto de mobilidade de estudantes que vai além de um simples intercâmbio de alunos.
“A Universidade de Zuhai oferece ao longo de três Verões um curso intensivo de chinês e depois os alunos irão um ano inteiro para lá cursar a língua, inclusive com o compromisso de haver dois meses de inserção numa empresa” refere o presidente do IPB, acrescentando que “depois irão ter um diploma de chinês que será válido em todo o mundo”. “Numa situação cada vez mais competitiva e em que nós temos obrigação de olhar pela empregabilidade dos alunos esta é uma grande oportunidade”.
 Em nome da maior empregabilidade dos alunos, há ainda um projecto de dupla titulação.
“O aluno cursa dois anos na Universidade de Pequim em Zuhai, outros dois aqui no IPB, na mesma área e depois tem um diploma português e outro chinês” explica. Para Sobrinho Teixeira “é também uma oportunidade imensa não só para uma empregabilidade na China mas para uma empregabilidade numa série de empresas pois, sendo neste momento a China a segunda potência em termos económicos a nível mundial, ter um diploma deste representa uma grande atractividade”.
 A representante da Universidade de Pequim, considera que com estes protocolos os estudantes do IPB poderão encontrar oportunidades de trabalho na China.
 “A China é um país em desenvolvimento, mesmo o crescimento económico é muito rápido” refere Ellen Fu acrescentando que “há muito espaço para o desenvolvimento para relações de cooperação com outros países e acredito que Portugal seja incluído nessas parcerias”. E indica algumas áreas. “Gestão e engenharias podem ser as principais áreas em que os estudantes podem encontrar trabalhão na China”.
Estes acordos estão também a ser estabelecidos através do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário