quinta-feira, 21 de julho de 2011

Hortas Biológicas alargadas - Alfândega da Fé

A Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai disponibilizar mais 12 lotes para cultivo, no âmbito do projecto Hortas Biológicas em espaço urbano.
Recorde-se que o projecto surgiu há três meses, com a cedência gratuita dos primeiros lotes de terreno por parte da autarquia, que pretende promover a agricultura biológica e possibilitar à população um contacto directo com a terra e o desenvolvimento de consciência Ecológica.
Estes espaços, para além de se assumirem como um complemento ao orçamento familiar, servem também um propósito pedagógico. Aliado à produção de produtos hortícolas de qualidade, surge a promoção de boas práticas agrícolas, o incentivo à produção da terra e à preservação e conhecimento do funcionamento da própria natureza. Aliás, a formação dos candidatos, principalmente em questões relacionadas com agricultura biológica e compostagem, e o acompanhamento do processo por técnicos da autarquia são factores essenciais para o sucesso de todo projecto.
Os espaços estão bem no centro da vila, numa zona privilegiada até porque um dos conceitos inerentes é o da criação de espaços verdes dinâmicos ao mesmo tempo que se rentabilizam terrenos municipais disponíveis.
O projecto teve início há cerca de 3 meses com a atribuição de 12 lotes, as primeiras produções começam agora a encher a dispensa destes agricultores “das horas vagas”, para sorte também de amigos e vizinhos.

Cebolas, batatas, alfaces, tomates, feijão, pimentos são as principais culturas
O gosto pela agricultura, a produção do que se consome, o cultivar para se saber o que se come, mas também a necessidade de descomprimir foram algumas das razões apontadas para aderir a este desafio lançado pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé. Um desafio que é também uma forma de terapia. Que o digam os utentes da LEQUE – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Necessidades Especiais - que também tem uma horta biológica.
Em tempo de férias o espírito de partilha e boa vizinhança já se instalou e, na ausência de um dos “hortelões” resta sempre o vizinho para cuidar e mimar as hortas.
O sucesso dos primeiros meses do projecto já fez com que a autarquia alargasse a área disponível para a implementação destas Hortas Urbanas.
Todos os interessados podem obter mais informações junto dos serviços da área de Ambiente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário