sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ifanes

Sede e único aglomerado populacional de uma freguesia situada na região norte do território do Concelho, Ifanes é servido pela E.M.542 que atravessa o seu núcleo na direcção sul-norte, e dista cerca de 11 km de Miranda do Douro.
Terra de origens remotas, Ifanes foi povoada pelo Homem desde eras muito recuadas, como nos atestam as várias esculturas rupestres descritas pelo Abade Baçal. As “Três Pegadas” como o povo as designa e a “Ferradura” são consideradas as mais significativas.
Em 1211, a povoação de Ifanes foi doada por D. Sancho I aos frades do Mosteiro leonês de Moreruela.
Pouco tempo depois, em 1220, D. Pelayo de Moreruela, o abade deste mosteiro, deu foral à “vila de Ifanes em Portugal”. Apenas em 1545, com a criação da diocese de Miranda, Ifanes deixou de pertencer a Moreruela.
Património: Existem nesta freguesia bons exemplos de edificações características da arquitectura popular e algumas de carácter religioso e feição erudita, assinalando-se a este nível a igreja Matriz de S. Miguel, as duas capelas (S. Bartolomeu e S. Roque) e alguns cruzeiros, estes traduzem a importância religiosa na cultura desta região.Há importantes achados de valor histórico-cultural, de que são exemplos uma povoação castreja (Castrilhouço), um povoado romano (Touro) e esculturas rupestres, o santuário proto-histórico / romano “a Fraga da Rodela”, perto da igreja.
Orago: S. Miguel
Área: 2851 ha
Residentes: 205
Actividades Económicas: Agricultura, pecuária (bovinos e ovinos), artesanato em madeira, indústria de extracção de granito e panificação.
Serviços: Serviço de recolha de lixo; Rede pública de abastecimento de água e de águas residuais; café e duas mercearias.
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa “Os Infantes”; Associação de caça e pesca.
Festas: S. Sebastião (3º fim de semana Janeiro); N. Sr. Piedade (últ. Dom. Maio); Stª Catarina (25 Nov.).

1 comentário:

  1. Dá-nos um documentário completo da história de Ifanes. Pelos vistos e pela descrição fica-se a saber que Ifanes foi habitadas desde tempos de Antanho. Desconhecia a existência de pinturas rupestres o que atesta que estes blogs +odem ser um veículo de cultura!!!!. Bem acompanhado por um vídeo da aldeia.....

    ResponderEliminar