segunda-feira, 18 de julho de 2011

Izeda gemina-se com freguesia de Penafiel

A vila de Izeda vai trocar experiências culturais, sociais e económicas com a freguesia de Cabeça Santa, no concelho de Penafiel. A assinatura do protocolo de geminação entre as duas freguesias marcou as comemorações do 21º aniversário da vila de Izeda, que decorreram este sábado.
Para a presidente da Junta de Freguesia de Izeda, Rosa Pires, esta geminação tem como objectivo a partilha de saberes entre a população trasmontana e a comunidade do concelho de Penafiel.“É um sistema de aprendizagem e num mundo cada vez mais complexo em que não podemos trabalhar sozinhos. O objectivo é trocar vivências e experiências. Nós iremos aprender com aquilo que eles fazem e eles irão certamente aprender connosco. É uma forma também das nossas colectividades se poderem apresentar noutros lados e de fomentar o intercâmbio entre jovens e idosos”, realça a autarca.A primeira deslocação dos transmontanos a Cabeça Santa poderá ser já no próximo mês de Agosto, para participarem na Festa do Emigrante realizada naquela freguesia do concelho de Penafiel. O presidente da Junta de Freguesia de Cabeça Santa, Manuel Ferreira, afirma, ainda, que quer trazer as crianças da sua freguesia a Trás-os-Montes para conhecerem novas culturas.“É uma forma de trocarmos ideias e de trazermos as crianças de Cabeça Santa para conhecerem terras diferentes. Estamos já a pensar no dia 13 de Agosto em fazer a Festa do Emigrante em Cabeça Santa e convidar Izeda para estar presente e aprender algo com Cabeça Santa”, desvendou Manuel Ferreira.Em tempo de crise o presidente da Câmara de Bragança realça que esta geminação é um impulso para as pessoas conhecerem o que se faz em cada uma das freguesias e terem motivação para fazer coisas novas. Jorge Nunes afirma ainda que esta cooperação vai dar frutos nas áreas  social, cultural e económica.“Acho que é bom para os autarcas, que criam a sua rede de contactos, para a população também conhecer o que se faz em ambas as freguesias para no futuro poderem fazer mais e melhor. A cooperação penso que se pode desenvolver mais na área social e cultural, mas também na vertente económica. Izeda faz a feira do folar e podem estar expositores de Cabeça Santa e as pessoas que visitam a feira podem comprar produtos de elevada qualidade. Portanto a parte da economia, mesmo numa escala mais pequena, não pode ser descurada”, enaltece o edil.

Com a assinatura de mais um protocolo de geminação o concelho de Bragança pretende levar a sua cultura a outros pontos do País e, ao mesmo tempo, dinamizar a economia regional com a vinda de um maior número de visitantes.
Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário