segunda-feira, 18 de julho de 2011

Miranda do Douro: Musica clássica em terra de pauliteiros e gaita-de-foles.

A cidade de Miranda do Douro acolhe de segunda-feira a 23 de julho o evento cultural “Miranda Ensemble”, uma iniciativa que transporta a música clássica para terras das tradicionais gaitas de fole, caixa e bombo.
Segundo o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, além da possibilidade de se assistir a concertos com música interpretada por instrumentistas reconhecidos a nível nacional e internacionalmente, o evento oferece a possibilidade de participação em “workshops”, aulas de instrumento e concertos educativos, fomentando um contacto direto entre público e músicos.
O “Miranda Ensemble” consiste na apresentação de um conjunto de concertos, interpretados por oito músicos, portugueses e estrangeiros, a atuar em diferentes formações: solos, duos, trios, quartetos, quintetos e em diversas salas da cidade, desde à Sé à Casa da Musica Mirandesa.
“A iniciativa tem alguns objetivos a cumprir, que passam por integrar a música tradicional mirandesa com a música clássica, não só pelo convívio, mas também pela colaboração entres os músicos locais com os representados no Miranda Ensemble”, acrescentou o autarca.
Outro dos objetivos passa pela “integração” no evento de formações musicais de Miranda do Douro, como, por exemplo, o coro infanto-juvenil, através do trabalho conjunto com os músicos, e o diretor do coro, em ensaios e concertos.
A sessão de abertura do “Miranda Ensemble” está agendada para o próximo dia 18 de Julho, às 21.30, na Sé Catedral, com um recital de piano, de Sara Mendes, e um Recital de Clarinete, por Alexandra Kirchmann.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário