quarta-feira, 6 de julho de 2011

Regadio impulsiona agricultura em Rabal

A Junta de Freguesia vai ampliar barragem para conseguir armazenar mais água para regar as hortas no Verão.
 Pela manhã, Laurentina Borges e Maria da Luz Garcia aproveitam para regar a horta com a água do sistema de regadio instalado pela Junta de Freguesia de Rabal (JFR). “É uma coisa muito boa”, garante Laurentina.
Maria da Luz partilha a opinião da vizinha e afirma que há mais hortas na aldeia desde que a autarquia requalificou os regadios tradicionais.
O presidente da JFR, Paulo Hermenegildo, realça que a autarquia investiu cerca de 395 mil euros no sistema de regadio, um projecto comparticipado por fundos comunitários, através da medida Agris. “Foi um investimento muito grande para a nossa freguesia. Este ano é o culminar do retorno do regadio. Nunca vi as terras tão semeadas, desde batata, feijão, courgette, abóbora, alface, pimentos, tomates, entre outras hortaliças. Os lameiros também estão verdes, porque foram regados depois de serem segados”, enumera o autarca.
Este projecto foi levado a cabo pela autarquia, em parceria com a Junta de Agricultores, e permitiu revitalizar a maioria dos regadios tradicionais da aldeia, numa extensão de mais de 5 quilómetros de levadas principais, uma barragem e cinco reservas de água mais pequenas. “Depois ainda foram criados os ramais para as terras. Destaco, ainda, o trabalho desenvolvido pelo anterior presidente da Junta de Agricultores, Virgílio Esteves, que muito se empenhou no projecto”, salienta o autarca. O sistema de regadio que abrange toda a freguesia motiva a população a plantar hortas.
Paulo Hermenegildo afirma que o regadio com mais expressão é o de Vale Drieira, que tem uma grande capacidade de armazenagem de água e serve uma vasta área de terrenos agrícolas. Mesmo assim, o autarca afirma que a Junta vai avançar com a duplicação da barragem, para armazenar uma maior quantidade de água durante o Inverno, para ser gasta no Verão.
O autarca garante que esta obra não vai acarretar custos para a freguesia, uma vez que os trabalhos vão ser realizados com as máquinas da Câmara Municipal de Bragança, que deverão estar no terreno no final da época de regadio, para que o sistema esteja a funcionar em pleno no próximo Verão.
O autarca lembra, ainda, que Rabal tem mais regadios tradicionais para recuperar, mas, neste momento, não há candidaturas abertas para projectos deste género. Por isso, Paulo Hermenegildo deixa um repto à nova ministra da Agricultura, Assunção Cristas, para aproveitar os fundos comunitários do quadro de apoios que ainda está em vigor para impulsionar a agricultura. “Estes regadios são essenciais para a micro agricultura”, sublinha Paulo Hermenegildo.
No próximo dia 15 de Agosto realiza-se mais uma edição da Feira de Produtos da Terra, com os produtos cultivados nas hortas de Rabal.
Por: Teresa Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário