quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dez mil pessoas esperadas em Bragança na ordenação do mais jovem bispo de Portugal

Dez mil pessoas são esperadas no domingo, na Catedral de Bragança, para a cerimónia de ordenação de José Cordeiro, o novo bispo natural da diocese transmontana e o mais jovem de Portugal, com 44 anos.
A maior parte dos presentes terá de assistir à cerimónia em dois ecrãs de seis metros quadrados no exterior da catedral, pelo que a organização do evento recomenda que as pessoas se façam acompanhar de bancos de campanha ou campismo para se poderem sentar.

A Catedral de Bragança tem capacidade para albergar quatro mil pessoas sentadas e 1.500 de pé, cerca de metade do número esperado na cerimónia.
A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, amiga do novo bispo, é uma das convidadas, assim como o secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, eleito deputado pelo círculo de Bragança, segundo disse à Lusa Fernando Calado, da Comissão de Protocolo.
A Igreja estará representada por mais de 30 bispos e 150 padres portugueses, de Roma e de países lusófonos.
A ordenação de José Cordeiro será feita pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, José Policarpo, e pelos dois bispos que o antecederam na diocese de Bragança-Miranda, António Montes Moreira e António Rafael.
O clero de Bragança decidiu suspender todos os serviços religiosos, nesse dia, nas restantes igrejas da cidade e aldeias das redondezas, inclusive a eucaristia dominical, convidando a população a juntar-se na cerimónia na catedral.
Os três bispos vão estar juntos novamente no dia 07 de outubro, no mesmo local, para celebrarem o décimo aniversário da Dedicação da Catedral.
A 09 de outubro, o novo bispo celebrará na concatedral de Miranda do Douro, para encerrar a semana do início da sua pastoral na Diocese de Bragança-Miranda.
Para começar a mobilizar a população para a cerimónia de ordenação, um "grupo de amigos" do novo bispo e os escuteiros de Bragança vão organizar, na sexta-feira, "uma manifestação espontânea de receção e boas vindas a D. José".
A mobilização está a ser feita com recurso às novas tecnologias, nomeadamente através do facebook e do sítio criado na Internet para o novo bispo (wwwgraodeamendoeira.com).
De acordo com um dos "amigos", o padre António Estevinho, a manifestação de boas vindas terá lugar na sexta-feira, às 21:30, em frente ao Seminário Maior de S. José, em Bragança.
O "grupo de amigos" já lançou outras iniciativas através da Internet, como o desafio em jeito de pergunta "Gostaria de jogar futebol com o novo bispo", com respostas afirmativas suficientes para organizar um pequeno torneio, faltando apenas a data e o local do jogo.
A plataforma informática foi lançada há dois meses para "iniciar a mobilização em torno do novo bispo e da Igreja de Bragança, que se sente também ela a rejuvenescer por ter o mais novo bispo de Portugal e o mais novo do mundo dos 120 nomeados este ano por Bento XVI".
A nova "Ágora" (praça pública) dos tempos modernos, como apelidam a plataforma informática, surpreendeu os promotores da iniciativa com "mais de 60 mil visitas, de 27 de agosto a 27 de setembro".
in:rtp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário