quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Miranda do Douro: Centro de Música Sons da Terra pondera encerrar portas por alegada falta de diálogo com autarquia

O director do Centro de Música Tradicional "Sons da Terra" (CMTST) alertou que as actividades da estrutura estão "seriamente comprometidas" para 2012, devido à alegada falta de diálogo com câmara de Miranda do Douro.
"Temos de arranjar formas de sustentabilidade para dar continuidade ao projecto do centro, que assentam em duas actividades fundamentais: a recolha, registo e edição do património imaterial da "Terra de Miranda" e a realização do Festival Intercéltico de Sendim (FIS)", disse Mário Correia.
No entanto, o responsável pelo CMTST garante que vão ser cumpridos os compromissos editoriais assumidos para o ano de 2011, e que foram divididamente contratualizados com instituições oficiais, nomeadamente com a câmara de Miranda do Douro e o Ministério da Cultura.
O destaque de um comunicado enviado à população o destaque vai para o apoio que a autarquia presta ao centro desde 2009 aos seus planos anuais de edições discográficas, mediante aquisição firme de exemplares, reduzido em 50% pelo actual executivo municipal.
"Esta situação constituiu uma dificuldade maior na medida em que dispunha anteriormente das condições mínimas para o exercício da sua actividade", lê-se no comunicado.
Por outro lado, será assegurado o cumprimento de acordos de colaboração com instituições universitárias de Salamanca e de Valladolid e referentes a projetos de cooperação transfronteiriça em curso com relevância cultural.
"Do ponto de vista prático, as edições do SMTST só continuaram a ser efectuadas, bem com a realização do FIS, se forem encontradas alternativas financeiras que não as provenientes da autarquia", acrescentou Mário Correia.
No entanto, o responsável pelo CMTST acredita que o "bom senso" vai imperar, não descartando o "diálogo" com a autarquia mirandesa
O presidente da câmara de Miranda do Douro disse que as portas dos Paços do Concelho estão abertas para receber o director do CMTST.
"Quando quiser vir aqui, o director do CMTST será recebido e o assunto em questão será analisado por via do diálogo" acrescentou Artur Nunes.
O autarca deixou vincado que é vontade da câmara continuar a apoiar todas a actividades daquela estrutura cultural, sedeada em Sendim, concelho de Miranda do Douro.
"Vamos continuar a apoiar o FIS e toda a promoção que o festival traz à região do planalto Mirandês. Só fico surpreendido com todas estas questões em torno da estrutura, já que ficou claro que continuamos a apoiar o SMTST e as suas actividades culturais ", frisou o autarca.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário