quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mogadouro: Especialista alerta: “É preciso acabar com a apanha indiscriminada de cogumelos”

O presidente da associação micológica “A Pantorra” defendeu hoje a criação “urgente” de legislação que acabe com a apanha “indiscriminada” de cogumelos em território nacional.
“Como não há nenhuma lei que regulamente a apanha de cogumelos, as pessoas apanham estes fungos e ervas aromáticas sem regras, delapidando assim um importante património florestal", avançou Manuel Moredo.
O enquadramento legal para a apanha de cogumelos será um tema a debater no sábado, no decurso do XIII Encontro Micológico Transmontano, que decorrerá na Casa da Cultura de Mogadouro e contará com a presença especialistas em micologia e técnicos da Direcção Regional de Agricultura do Norte.
“É preciso controlar a apanha dos cogumelos, porque podemos correr o risco que esta fonte de recursos naturais se possa esgotar com o passar dos anos", acrescentou o responsável.
Manuel Moredo reconhece que a apanha de cogumelos silvestres no outono e na primavera são uma importante fonte de rendimento para as pessoas que habitam em locais onde existem soutos, pinhais ou carvalhais.
“Há pessoas que apanham quantidades exorbitantes de cogumelos sem olhar aos fungos em causa e, desta forma, podem estar a contribuir para o desaparecimento de algumas espécies mais sensíveis, tendo assim de haver mecanismos legais que travem tudo isto", frisou o micólogo.
Manuel Moredo apela às pessoas para que sejam um pouco mais "responsáveis" e verifiquem quais são as espécies de cogumelos que já libertaram as suas sementes para ajudar a manter este importante recurso florestal.
Para além do debate em torno do “mundo mágico do cogumelos", o encontro prevê ainda uma saída de campo para ajudar na "identificação" e apanha "regrada" das mais variadas espécies de cogumelos.
No que diz respeito ao ano micológico, os especialistas mostram-se otimistas devido à chuva prevista, sendo certo que no mês de novembro "poderá haver cogumelos silvestres em quantidade e qualidade".
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário