terça-feira, 25 de outubro de 2011

«Origem Transmontana» - Criar valor acrescentado ao «que a terra nos dá»

Estudar as origens dos saberes transmontanos, criar emprego, fixar as populações, valorizar o território, escoar produtos locais, estão entre os objectivos da empresa «Origem Transmontana». O trabalho, resultante de «anos de estudo», baseou-se na «curiosidade do que se fazia antigamente e as saudades dos cheiros dos potes que cozinhavam em lumes brandos durante muito tempo», conta Luís Portugal, responsável do projecto.
Para Luís Portugal, a «Origem Transmontana» nasce do «acreditar nos produtos de qualidade superior desta região». O trabalho da empresa que, na prática, foi constituída desde Janeiro de 2011, passa pela selecção das matérias-primas de «primeira qualidade e a transformação com os princípios de antigamente e com o controle dos nossos tempos».
Com sede em Bragança, a «Origem Transmontana», tem instalado naquela cidade o «quartel-general dos produtos que fazemos, disperso por quase todos os concelhos desta terra».
Luís Portugal afirma que a iniciativa passa por conquistar as pessoas «pela boca», sendo que a promoção da gastronomia e produtos regionais «é feita nas lojas e restaurantes do país com constantes degustações».
«Fazemos isto um pouco por todo o país, porque também temos como objectivo facilitar o acesso a estes produtos, conquistando os clientes pelos sabores dos melhores produtos transmontanos», reforça.
E que produtos são estes? «O que a terra nos dá!», responde Luís Portugal. O azeite a castanha, os frutos secos, o mel do parque de Montesinho, o fumeiro de Vinhais, as carnes frescas, o vinho e as leguminosas. «A tudo isto juntamos uma pitada de criatividade e criamos produtos verdadeiramente maravilhosos», salienta Luís.
«Estudamos a origem de Trás-os-Montes. Investigamos os melhores sabores e saberes desta região e, com isso, fizemos uma selecção». «Origem Transmontana» soa a tradição e Luís Portugal sublinha que «o mercado gosta e quer ser surpreendido», sobretudo em tempo de crise como é aquele que Portugal atravessa actualmente.
Combater a desertificação:

«Prometemos valorizar as pessoas e não abdicar da melhor qualidade, fixar gente nas nossas aldeias cada vez mais despovoadas, valorizamos as pessoas e as aldeias, ou dentro de pouco tempo não teremos estas relíquias».
«Queremos com isto dizer que apostamos nas gentes da terra para a confecção dos nossos produtos, que mantemos a receita original em todos os produtos que confeccionamos, mantendo a tradição que, apesar do afastamento dos grandes centros, instalamo-nos em Trás-os-Montes para criar riqueza numa região onde ainda há muito para descobrir. A «Origem Transmontana» é a busca constante da originalidade pela combinação de tradição e inovação», explica.
Trás-os-Montes tem um significativo número de produtos regionais que já obtiveram ou estão a obter certificação, pela sua qualidade e ligação ao território, através da Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP). Entre estes produtos, Luís Portugal destaca «o fumeiro de Vinhais, único no mundo, o azeite, a castanha e o mel de Montesinho».
«Conseguirmos dar emprego a 50 pessoas de forma directa e indirecta e é, sem dúvida, um forte impulso para o desenvolvimento da região, mas a nossa preocupação é fixá-las», realça. No que respeita à aceitação por parte dos consumidores, Luís Portugal garante que a mesma «não podia ser melhor» já que «o feedback das inúmeras degustações que fazemos e das feiras em que participamos é muito positivo e encorajador».
O azeite é um dos produtos mais afamados quando se fala de Trás-os-Montes e na «Origem Transmontana» utiliza-se aquele produto na confecção de «uma boa parte dos nossos produtos. Disponibilizamos o azeite puro, com especiarias, queijo em azeite, bolos de azeite pão de azeite e fumeiro em azeite».

Turismo gastronómico:
«Aqui nesta região há lugar para o turismo gastronómico, que bem explorado seria uma mais-valia. Ao levarmos os nossos produtos a todo o país, estamos sempre a convidar os nossos clientes a visitar Trás-os-Montes e a conhecer in loco os produtos e as gentes que confeccionam estes produtos», vinca Luís Portugal.
E acrescenta que «hoje conseguimos levar a região a todo o lado, embalada em frascos e garrafas únicas. Quando se prova e se delicia, fica a curiosidade de ir conhecer uma região que não conhece onde se fazem coisas tão boas».
Quanto ao futuro, o responsável da «Origem Transmontana» espera que o mesmo seja «nesta rota da qualidade, tal como tem sido até agora, sempre na senda da inovação, da criação de novos produtos, sem perder de vista a tradição e claro, afirmando a origem das coisas e valorizando o espaço cultural e gastronómico transmontano».


Ana Clara
in:cafeportugal.net

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