sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Governo sem dinheiro para a estrada entre Bragança e a Puebla de Sanábria

A construção da ligação Bragança - Puebla de Sanábria, do lado espanhol, depende do entendimento entre os governos dos dois países. Quem o diz é o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Sérgio Silva Monteiro afirma que o Governo não tem dinheiro para avançar com a obra, que depende de fundos comunitários.
“O Estado português não tem condições sozinho para prosseguir com os investimentos. Nós temos que colocar os investimentos prioritários de uma região e da outra na agenda dos dois países e esta agenda comum permitir-nos-á criar condições para uma maior pressão sobre Bruxelas para que os fundos comunitários sejam uma realidade. Temos que ser muito criteriosos nos investimentos que prosseguimos e o critério vai ser o valor económico para a região, por um lado, e a capacidade orçamental do País, por outro”, salientou o governante.   
O secretário de Estado acredita que poderá haver condições para incluir esta via ao nível do investimento no próximo Quadro Comunitário de Apoio. No entanto, Sérgio Silva Monteiro lembra que só será possível construir este corredor transfronteiriço com o aval dos governos dos dois países.  
“Eu quero acreditar que no Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020 nós seremos capazes de incluir sob o ponto de vista do investimento. Agora nós só conseguimos incluir corredores transfronteiriços que sejam ligações transeuropeias se os dois países estiverem de acordo e até agora nós não conseguimos do lado de Espanha colocar esta ligação na agenda de desenvolvimento da região”, realça Sérgio Silva Monteiro.  
Para o presidente da Câmara de Bragança a resposta do secretário de Estado é um bom sinal para os dois países chegarem a um entendimento. Jorge Nunes salientou, ainda, a necessidade de dar continuidade à Auto-Estrada Transmontana do lado espanhol.  
“Certamente que quem faz planeamento de redes no espaço europeu tornar-se-á uma situação incompreensível, que corresponde a uma falta de diálogo político entre os governos dos dois países. O secretário de Estado mostrou-se disponível para abordar o assunto no próximo encontro ibérico. Também na ligação Bragança-Puebla é preciso haver coordenação técnica entre as duas equipas que ainda não conseguiu fazer-se. As equipes técnicas não sabem como encontrar-se, que perfil dar à vida.

A ligação Bragança-Puebla a depender de um entendimento entre os governos português e espanhol.
Escrito por Brigantia

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário