quarta-feira, 30 de novembro de 2011

«Portugal a Pé» - O Livro que descobre «um país de sobreviventes»


Contas feitas foram perto de dois anos de viagem, sempre a pé, mais de mil quilómetros percorridos, centenas de conversas, milhares de fotografias e vídeos capturados. O jornalista Nuno Ferreira quis deixar este testemunho do país de hoje em livro e, com a chancela da editora Vertimag, lança para a posteridade o título «Portugal a Pé».
A obra com 500 páginas (cem dedicadas exclusivamente a fotografias) e que chega agora aos escaparates resulta da concretização de um projecto que Nuno Ferreira, 49 anos, formulou desta forma: «Se toda a gente anda a viajar e a escrever sobre todos os cantos do mundo, pensei então, porque não revisitar o interior do meu país a pé e escrever sobre o que vou encontrando pelo caminho?».
Em Fevereiro de 2008, o jornalista munido de mapa, mochila e vontade de redescobrir o país partiu de Sagres. Depois, ao longo de dois anos, com alguns percalços e interrupções pelo meio, Nuno Ferreira caminhou do Algarve ao Minho. Uma viagem essencialmente pelo interior do país, esquecido, «muitas vezes entregue a si próprio, a lutar desesperadamente contra a desertificação», diz, acrescentando, trata-se de «um país de sobreviventes que não estão dependentes do próximo discurso à nação do político». 
O jornalista viu um «Portugal que vivia do campo e que sofreu uma profunda sangria de gentes». 
Nuno Ferreira atentou aos pormenores: as tabernas em extinção, a partida para a pesca de uma traineira sobrevoada por gaivotas, a azáfama de um restaurante de estrada repleto de camionistas, um idoso lavrando com a ajuda do burro a última das courelas transmontanas. O autor de «Portugal a Pé» conversou com aqueles que vivem longe das grandes cidades e mantêm viva a chama das tradições culturais e do regionalismo: músicos, artesãos, poetas populares, aldeões guardadores da memória de um povo. 
A viagem aproximou-me da verdadeira realidade do país, obrigou-me a vivenciar. Uma travessia destas mexe muito com a pessoa, emociona», como nos confessa. 
Ao ritmo lento do passo, Nuno Ferreira também se embrenhou nas paisagens. Vales estreitos entre fragas em São Macário, cascatas perdidas na Serra de São Mamede, lameiros entre as águas bravias e geladas de rios transmontanos como o Maçãs ou o Sabor, searas ondulantes e douradas na planície alentejana, garranos à solta entre a névoa da Serra Amarela. 
O jornalista captou muitos destes momentos e retrata-os no livro. Mais de cem páginas são exclusivamente dedicadas à imagem. Os instantâneos de Nuno Ferreira, fixam as chegas de bois no Barroso, os gaiteiros e tocadores de gaitas e sanfonas, pastores, aldeias perdidas na paisagem, artesãos, montanhas, planícies. A obra conta ainda com mapas que detalham o percurso de Nuno Ferreira. 
«Portugal a Pé» encontra-se à venda com o preço aproximado de 20,00 euros. Em breve, na página oficial do livro, será possível fazer a encomenda de exemplares da obra.
Café Portugal | segunda-feira, 28 de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário