quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Abandono escolar cresce em Freixo

O presidente da câmara de Freixo Espada à Cinta defende uma aposta no ensino técnico profissional no concelho, de forma a combater a retenção e desistência dos alunos do primeiro ciclo.
"A aposta no ensino técnico profissional na área agrícola com equivalência ao 12º ano de escolaridade pode ser uma forma de cativar os alunos do concelho a manterem os seus graus académicos com sucesso e até ‘saltar’ para o ensino superior", sublinhou José Santos.
Recorde-se que os dados do Instituto Nacional de Estatística referentes ao ano lectivo 2009/2010 colocam o concelho de Freixo de Espada à Cinta no sexto lugar dos municípios onde se regista uma maior taxa de retenção e desistência nos três níveis de ensino básico.
Do ponto de vista dos municípios, há mais retenção e desistência na Calheta (Madeira), Vila Franca do Campo (Açores), Porto Moniz (Madeira), São Roque do Pico (Açores), Alter do Chão (Alentejo) e Freixo de Espada à Cinta (Norte), com taxas entre 17,8 e 15,9 por cento.
"A autarquia tem tentado por todos os meios a instalação do 12º anos de escolaridade no concelho, porém, o Ministério da Educação entende que não o número de alunos não é suficientes para que tal aconteça, apesar das diligências já efectuadas," acrescentou o autarca.
"A câmara de Freixo não se sente minimamente responsável pelos dados apresentados no tocante a esta temática para o concelho. Os pais e encarregados de educação dos alunos têm a sua cota parte de responsabilidade no que diz respeito ao sucesso escolar", concluiu José Santos.

in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário