segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alteamento de Serra Serrada por ser alternativa a Veiguinhas

Afinal existe uma alternativa à construção da barragem de Veiguinhas que pode resolver os problemas de abastecimento de água à cidade de Bragança. A proposta foi publicamente apresentada na última assembleia municipal, mas o seu autor garante que já a tinha dado a conhecer ao presidente da camara, à Águas de Trás os Montes, INAG e Agência Portuguesa do Ambiente mas não obteve resposta.
Marcelo Moreno Ferreira, engenheiro especialista em barragens e neto de Augusto Moreno, ex-presidente da câmara municipal de Bragança, propõe o aumento do paredão na barragem de Serra Serrada em seis metros, de forma a aumentar 50 por cento a área da albufeira.  
“A solução é altear a barragem em seis metros com um sistema de pré-esforço que substitui as cargas de betão necessárias para continuar os impulsos por cabos de pré-esforço que vão aproveitar a resistência do granito” explica, acrescentado que “permite armazenar mais do dobro de água”.  
Desta forma vai permitir aumentar a capacidade de armazenamento de água em mais de 100 por cento, para cerca de quatro milhões de metros cúbicos.  
Segundo Marcelo Moreno Ferreira, esta solução pode ser construída por fases, sem constrangimentos no abastecimento de água à cidade e tem um custo estimado de seis milhões de euros.  
“Fica a metade do custo de Veiguinhas e em menos de metade do tempo de construção, pois Veguinhas seria no mínimo três ou quatro anos. Eles dizem 14 meses mas é tudo uma tolice pegada” argumenta. Além disso “também pode dividir em fases. Na primeira estiagem aumentava-se meio milhão de metros cúbicos e noutra estiagem comportava-se a barragem”.

 A desvantagem desta proposta é que a produção de energia seria metade da que está estimada para Veiguinhas.
O presidente da câmara de Bragança confirma que houve contactos e que a proposta está a ser avaliada.  
“Este contributo será avaliado no âmbito da discussão pública que está a decorrer por parte da Agência Portuguesa do Ambiente que tem essa competência” afirma Jorge Nunes, salientando que “de momento só é apresentada como viável uma solução. Esta surge com informação adicional que há-de ser avaliada pela Agência que dirá se é viável ou não e isso envolve uma avaliação técnica por parte de várias especialidades de engenharia”.
Mas para o autarca, esta proposta só será viável se apresentar garantias de caudal armazenado com quantidades suficientes para as necessidades.
Escrito por Brigantia

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário