sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bragança: Duas empresas distinguidas com PME Excelência

Empresários reuniram-se em Bragança no 1º Encontro organizado pelo Nerba. Duas empresas brigantinas foram galardoadas com o PME Excelência.
"As empresas do interior e os custos da logística" foi um dos temas abordados ontem no 1º Encontro de Empresários do Distrito de Bragança. Este foi organizado pelo Nerba no IPB e contou com 50 empresários.
O facto de as empresas de Bragança estarem longe dos grandes centros de produção faz aumentar as despesas. Mas os empresários esperam que com a construção da Auto-Estrada Transmontana essa tendência diminua:

"O facto de estarmos em Bragança aumenta os custos da empresa na medida em que estamos bastante longe dois centros de produção. Até agora os custos eram altos já que tínhamos acessos que estavam aquém de uma capital de distrito".
Luís Gonçalves está no ramo da indústria metalúrgica e destaca o aumento do volume de negócios com a construção da Auto-Estrada Transmontana:
"Neste momento é a grande obra que temos que é a da auto-estrada. Felizmente conseguimos estar nesta obra a 50 por cento e claro vai reflectir-se no volume de negócios da empresa".
Numa altura em que a palavra crise faz parte do dia-a-dia dos portugueses Luís Gonçalves orgulha-se do sucesso da sua empresa que há já muitos anos entrou no mercado das grandes construtoras nacionais e até mesmo no estrangeiro, nomeadamente em Espanha. O empresário diz mesmo que o volume de negócios da sua empresa subiu em relação a 2010:
"Este ano não prevíamos aumentar o volume de negócios relativamente ao ano passado mas isso vai acontecer. Deve-se essencialmente à obra da auto-estrada porque é uma obra estruturante onde deixamos toneladas de ferro".
O aumento do volume de trabalho fez aumentar os postos de trabalho. Luís Gonçalves tem 17 funcionários e a sua empresa foi distinguida pela segunda vez com o prémio PME Excelência. Um galardão que distingue vários sectores de actividades pelo desempenho económico-financeiro e de gestão.
Mas no concelho de Bragança há mais uma empresa distinguida com o PME Excelência, esta de materias de construção civil. Nuno Rodrigues um dos proprietários mostra-se orgulhoso com a distinção:
"Foi uma surpresa, as coisas foram feitas de ser perfeito. É uma medalha, é mérito da empresa e é muito bom".
Nuno Rodrigues serve o mercado nacional mas também tem negócios com a vizinha Espanha. A exportação ajuda a contornar os tempos de crise. A proximidade com a fronteira faz aumentar as trocas comerciais com a vizinha Espanha:
"É uma grande ajuda já que estamos numa zona fronteiriça e podemos comercializar para Espanha os nossos produtos".
Nuno Rodrigues conta com 20 colaboradores, duas lojas em Bragança e desde 1993 que está no mercado de materiais de construção civil. Foi a primeira vez que a sua empresa foi distinguida com o PME Excelência.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário