quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dia Mundial dos Direitos dos Animais comemora-se a 10 de Dezembro

No próximo dia 10 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial dos Direitos dos Animais. Numa altura em que aumenta o número de animais de companhia abandonados pelos seus donos, os médicos veterinários chamam a atenção para as alternativas que existem. 
Apesar dos mitos que rodeiam a operação, a esterilização e/ou castração acaba por ser a opção mais saudável com inúmeros benefícios ao nível do comportamento e saúde do seu animal de companhia. 
As vantagens não se ficam pelo controlo reprodutivo. A esta razão juntam-se a diminuição da incidência de cancro de mama, útero, ovários e testículos; diminuição do risco de diabetes, infeções uterinas e, ainda, vantagens no comportamento social dos animais, eliminando as atitudes de agressividade relacionadas com a hierarquia de género ou atitude territorial. 
Para ajudar a compreender melhor a importância da esterilização dos animais de companhia, o médico veterinário Joaquim Henriques escreve dois textos para o Notícias do Nordeste, como forma de ajudar a para quebrar alguns mitos.


Veja os artigos do médico veterinário Joaquim Henriques:
Esterilização: Sim ou Não?
Sabe como alimentar o seu cão esterilizado?

Sem comentários:

Enviar um comentário