sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EDP quer apoiar mais empreendedores transmontanos


Trinta novos projectos deverão ser apoiados na região pelo programa “Prémio EDP Empreendedor Sustentável”.É pelo menos esta a meta da empresa que quer alargar o financiamento a mais negócios apresentados por empreendedores transmontanos.As inscrições já estão fechadas e candidataram-se cerca de 100 projectos.  “Nós já estamos com cerca de 100 inscrições e a nossa meta é crescer em relação aos negócios da última edição, que foram 24 e ultrapassar os 30 negócios nesta edição e na próxima mais 30 ou 35” adianta a coordenadora do programa “Prémio EDP Empreendedor Sustentável”. “Já entrámos na fase de desenvolvimento de ideias de negócios e depois passa-se à parte de formação, plano de negócios, montagem de operação de financiamento, entrada no mercado e lá para Junho iremos ter a gala de entrega prémios” acrescenta.   Cristina Coelho salienta que até agora os projectos apoiados estão a ser bem-sucedidos.“São todos casos de sucesso, uns com mais dificuldades, outros com menos. 
Alguns ainda não arrancaram porque precisaram de fazer obras para adaptar instalações. Há outros casos que ainda não arrancaram em pleno porque ainda não tiveram resposta dos financiamentos a que se candidataram mas estão todos a andar muito bem, são casos exemplares” refere, salientando que “quando começamos a ter dinamismo começam a abrir-se outra portas e nós sentimos que as coisas aqui estão a mexer e o empreendedorismo está a acontecer". 
Um balanço feito quarta-feira, em Mogadouro, durante as Jornadas Municipais de Empreendedorismo com o tema “Agro-indústria e Conhecimento”.“I Love Mogadouro” é um dos projectos que se candidatou a esta edição.Surge pela mão de uma arquitecta.Alexandra Machado explica que pretende “fazer uma empresa que associe o design urbano às tradições e cultura do concelho de Mogadouro para promover o concelho e para que alguém que compre uma peça que eu faça tenha interesse em visitar a região”. A imagem “ vai ser transposta em malas, artigos de uso corrente com uma etiqueta que vai associar o nome de Mogadouro àquele produto” acrescenta.
No próximo ano já deverá começar a criar peças que vão ser usadas pelos colaboradores da EDP.Outro projecto já contemplado por este programa é o “Doce e Crocante Frutos Secos de Trás os Montes” que aguarda ainda por uma candidatura ao PRODER. Eduarda Conde, a mentora, explica que “a empresa vai transformar amêndoa dos produtores da região e brindará a população com algumas amêndoas adocicadas e espero que sejam uma mais-valia para promover os produtos da região” avança, explicando que “não pretendo transformar em amêndoa da Páscoa mas numa amêndoa de aperitivo, torrada e com piri-piri”.
Projectos apoiados pela EDP nos municípios do Baixo Sabor na sequência na construção da barragem hidroeléctrica.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário