quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Estância termal de Vimioso será uma realidade em 2011

A estância termal da Terronha, no concelho de Vimioso, poderá ser uma realidade no início da Primavera de 2011, num investimento de cerca de 700 mil euros, segundo informou o presidente da câmara de Vimioso, José Rodrigues.
As termas resultam do aproveitamento de águas sulfurosas, com características medicinais que nascem perto do rio Angueira.
“A unidade turística é há muito uma aposta para ajudar a impulsionar o desenvolvimento turístico do concelho de Vimioso. Porém, o excesso de burocracia e alguns impasses têm atrasado todo o processo”, frisou o autarca trasmontano.
A unidade termal começou a ganhar forma com a construção de uma central de bombagem e respectiva conduta em aço inoxidável, com cerca de 1500 metros de extensão, que servirá para transportar a água sulfurosa para os balneários provisórios, onde depois será utilizada na ajuda ao tratamento de algumas patologias.
A água sulfurosa que brota da nascente da Terronha tem, segundo o autarca, “capacidades curativas” ao nível de doenças da pele e do aparelho respiratório. Estas propriedades já foram confirmadas através de testes efectuados em laboratórios especializados”, salientou José Rodrigues.
Nesta primeira fase os balneários ocupam uma área coberta de 120 metros quadrados, estando prevista a criação de oito postos de trabalho, ficando a futura unidade termal equipada com salas de inalação e de banhos, sendo intenção da autarquia “a entrega da exploração da unidade termal à iniciativa privada, no sentido de dar andamento à criação de um complexo turístico de maiores dimensões, capaz de atrair turistas ao concelho”, perspectivou o autarca.
A exploração das águas sulfurosas da Terronha é uma pretensão que tem mais de uma década, apesar das suas qualidades “curativas” estarem identificadas pela população há varias dezenas de anos.

in:jornalnorte.com

Sem comentários:

Enviar um comentário