segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

«FALARES DE MIRANDELA» apresentado a 16 de Dezembro

O livro «FALARES DE MIRANDELA, um complemento do Mirandelês», da nossa autoria, vai ser apresentado no próximo dia 16 de Dezembro (sexta-feira), pelas 20H30, no grande Auditório do Centro Cultural de Mirandela e a que se seguirá o Concerto de Natal 2011, ambos com entrada livre.
A apresentação desta obra, que pretende preservar a memória imaterial da nossa região, será feita pelo escritor flaviense, Manuel José Carvalho Martins, que também o prefaciou e a dado ponto refere que «Com este trabalho minucioso de recolha dos falares mirandelenses, ficamos a conhecer ainda mais a riqueza vocabular deste povo e, no futuro, será uma obra de consulta obrigatória aos linguistas que procurem estas paragens, considerando, assim o autor um verdadeiro arqueólogo da linguística».
Também na «nota explicativa» referimos que «a linguagem popular tem de ser vista como uma das chapas matriciais profundas da nossa identidade telúrica e se perde com o abandono do meio rural e com a globalização acelerada pelas novas tecnologias da informação. Em vez da fala do povo ser vista como um produto enjeitado, deve ser olhada e acarinhada como um bem imaterial a preservar e a potenciar a sua imensa riqueza linguística. (…) Foi preciso que Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro ou Miguel Torga tivessem posto toda a energia na produção do texto literário, pincelado de ruralidade, para se começar a olhar com alguma benevolência para o sábio e sólido linguajar do nosso povo». É um livro, em capa dura, editado pelo Município de Mirandela e pode resumir-se como um complemento do Mirandelês com «vocábulos, expressões, provérbios, nomeadas, notas etnográficas e profusamente ilustrado com fotos antigas e raríssimas de Mirandela».

Estamos convictos que este trabalho vai «provocar» o aparecimento de outros similares em diferentes locais e regiões, pelo que, além de contribuir para um levantamento mais completo do vocabulário e expressões da nossa língua, será um estímulo a se engrossarem os dicionários da Língua Portuguesa.
Deste livro apenas foram feitos 500 exemplares e acreditamos que quase se vai esgotar na época natalícia, por isso, no seu lançamento será um momento interessante de o poder adquirir e assistir a um bom momento de elevação cultural, ao o Município de Mirandela associar um livro e um concerto musical de Natal.

JL, 2011-12-12

in:jornal.netbila.net

3 comentários:

  1. No minimo curioso não haver uma única referência ao autor do livro...

    ResponderEliminar
  2. Posso ajudar com o nome se pretenderem...é realmente escandaloso contornarem o nome do autor, meu conhecido e ilustre Transmontano.

    Fica à V/ consideração...

    ResponderEliminar
  3. Exm.º Sr. Tiago
    Como pode verificar, citei a fonte de onde retirei a notícia que publiquei na íntegra.
    Contudo e concordando consigo, é efetivamente uma lacuna não estar na notícia o nome do autor do livro. Da parte que me toca, grato ficaria se ajudasse os eventuais visitantes deste blogue com essa informação.
    Os meus melhores cumprimentos.
    Henrique Martins

    ResponderEliminar