segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Folar transmontano: delicia gastronómica regional

Em todas as épocas festivas, para além das tradições, existem sabores que lhes estão associados. A Páscoa não é excepção e são várias as iguarias que, por esta altura, marcam esta época festiva. Manda a tradição que na região o folar tenha presença obrigatória na mesa. O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa, confeccionado à base da água, sal, ovos e farinha de trigo. A forma, o conteúdo e a confecção varia conforme as regiões de Portugal e vai desde o salgado ao doce, nas mais diversas formas. 
Nalgumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca mas no caso de Trás-os-Montes, é confeccionado à base de massa de pão e recheado com carne de porco e de vitela, presunto, salpicão, linguiça. Na sua confecção, são ainda usados ovos, banha de porco e azeite. Tudo produtos caseiros. Considerada a mais importante festa cristã, por ser comemorada a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa é vivida com intensidade pelos portugueses e, além dos ovos de chocolate, também é altura dos afilhados oferecerem, no Domingo de Ramos, flores aos padrinhos e receberem o tradicional folar, símbolo de amizade e reconciliação. 
Na região há um concelho que se destaca pela qualidade da produção do Folar, que é Valpaços que tem a ambição de se tornar na Capital do Folar em Portugal. Desde a primeira edição realizada em 1999, organizada por uma associação de promoção de Valpaços, que a feira tem sido um êxito. No ano transacto foi visitada por mais de 60.000 pessoas. O folar é uma espécie de pão mais elaborado e que pode ser comido ao pequeno-almoço ou lanche. 
As características desta delícia gastronómica da região atraem muitos turistas que nesta época do ano aproveitam para o adquirir. Por isso, na época de Páscoa, o folar é fácil de adquirir em qualquer padaria ou pastelaria da região.
in:welcomenordeste.net

Sem comentários:

Enviar um comentário