segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Gastronomia rica em sabores e produtos de grande qualidade


Butelo com cascas

Posta à mirandesa, fumeiro e pratos de caça são algumas das iguarias que fazem voltar os turistas à região.
A gastronomia do concelho de Bragança é em tudo semelhante à da restante Terra Fria Transmontana. Rica em sabores e produtos de qualidade caracteriza-se, essencialmente, pela relativa simplicidade dos processos de elaboração, muitas vezes em potes de ferro e grelhas forjadas pelo calor das lareiras. Por ser uma terra muito fria no Inverno, a gastronomia local é rica em enchidos regionais à base de carne de porco. O presunto, as alheiras, chouriças de carne e o butelo são os mais representativos. Este último é acompanhado com feijão seco, cascas sujeitas a uma cozedura prolongada. 
Para muitos um verdadeiro manjar dos deuses. De entre os pratos típicos salientam-se a conhecida posta mirandesa, naco de carne da raça autóctone criada na região. Pode ser encontrada nos principais restaurantes, tal como o cabrito de Montesinho, o cozido e a feijoada à transmontana bem como as trutas confeccionadas das mais diversas maneiras. Mas a memória da cozinha tradicional, continua presente, mesmo na restauração mais urbanizada e, sobretudo, nas mãos hábeis das donas de casa de tantas aldeias do concelho. O borralho ainda convive com o moderno fogão, as panelas continuam a alinhar-se à volta da fogueira, e o escano (de castanho) será sempre a mesa das refeições invernais. 
Por estas paragens, a realidade gastronómica é acrescida dos produtos de caça. São os caldos de perdiz, confeccionados com a água da cozedura destas aves, presunto, nabos (ou nabiças) e cebolas; a sopa de coelho bravo marinado em vinho branco ou o arroz de lebre com repolho. E, o  javali à transmontana transforma-se sempre em prato “obrigatório” a qualquer ementa. 
Posta à Mirandesa
Da predominância dos castanheiros na região resultou, além dos dias de S. Martinho, a sopa de castanha, carne de porco estufada com castanhas e o pão de castanhas. E, em qualquer altura, em restaurantes  mais típicos pode degustar-se bifes de presunto de cebolada, salpicão assado com grelos cozidos, frango albardado, bacalhau cozido com batatas e tronchos de couve penca  ou bacalhau assado com pão centeio, rabas guisadas com ovos, arroz de lebre, caldo verde, os rojões e os milhos à transmontana. Tudo acompanhado com o bom vinho da região e com o pão acabado de cozer no forno tradicional. 
Curioso é igualmente o gosto existente na região pelo polvo, que substitui, aliás, o bacalhau, como prato de honra na noite de Consoada. Cozinhado no pote, constitui um dos petiscos mais apreciados nas feiras e nas festas. Na doçaria destacam-se os folares da Páscoa, os ovos doces, consumidos com pão, o bolo de mel, as rosquilhas e as súplicas. Estas últimas, possuem a particularidade de serem confeccionadas à base de apenas três ingredientes: Açúcar, farinha e ovos. 
Pudim de Castanhas
A cozinha transmontana tem fama em todo o país e são muitos aqueles que em férias ou fins-de-semana, percorrem quilómetros para saborear os mais diversos e saborosos pratos típicos da região. 
A gastronomia é, aliás, a par da beleza da Natureza, um dos factores que mais convence os turistas a voltar à região.
in:welcomenordeste.net

2 comentários:

  1. Oi amigo Henrique :)

    Que saudades amigo! Hoje a fazer um programa do Carnaval com os caretos dei por mim a pesquisar que prato seria este porque o meu grupo ira degustá-lo e onde vim parar? Ao teu blog, mto boa a explicação!
    Eu agora só jogo no suecada, aparece por lá :) Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Diana :-)
    Vieste aqui parar e muito bem. Vieste por bom caminho.
    Fico contente por te ter podido ser útil.
    Um dia destes, combinamos umas partiditas para matarmos as saudades.

    Um beijo Diana.
    Gostei de te ver por aqui.

    ResponderEliminar