segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

João de Deus Rodrigues recebe o Prémio Nacional de Poesia - 2011 Fernão de Magalhães Gonçalves

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Lisboa, no passado dia 15 esteve em festa. De Chaves veio a Drª Manuela Morais propositadamente para fazer a apresentação do livro Homenagem ao Rio Sabor e entregar o  Prémio Nacional de Poesia - 2011 Fernão de Magalhães Gonçalves ao  autor galardoado João de Deus Rodrigues.
O Dr. Jorge Valadares, presidente da direcção da Casa, deu as  boas-vindas a todos os presentes e agradeceu o terem escolhido o local  para tal evento, lembrando que é essa uma das funções da Casa, servir  de apoio e alavanca a todas as boas causas da província de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Ladeada pelo escritor Dr. Pedro Teixeira da Mota e pelo Dr. Jorge  Valadares, a Drª Manuela Morais, da editora Tartaruga e instituidora  do Prémio Nacional de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves, que foi  seu dilecto marido; a  certa altura usou de forma convincente da  palavra para  justificar a atribuição do merecido prémio deste ano a João de Deus Rodrigues e fazer um esboço à volta do percurso biográfico de seu saudoso esposo.
Fernão de Magalhães Gonçalves (1943-1988) foi um insigne transmontano que se distinguiu como poeta, escritor, investigador e ensaísta, era  natural de Murça, aldeia de Jou. Leccionou em Murça, Vouzela, Porto, Chaves e nas Universidades de Granada (Espanha) e Seoul (Coreia do Sul).
Já o poeta João de Deus Rodrigues, aqui em diálogo com o Dr.  Valadares, a quem foi atribuído o Prémio e teve a presença dos muitos amigos e admiradores a felicitá-lo, é natural de Morais, Macedo de  Cavaleiros. Vive em Lisboa e nesta ocasião está a ultimar mais dois  livros: um de contos e outro sobre gado asinino, burros.
No final da cerimónia que reuniu muita gente, tendo por isso sido usada uma das salas maiores da casa, foi oferecido um "Porto" de honra a todos os presentes, "porto" com sabor real ao nosso Douro e Trás-os-Montes. Tudo em homenagem ao Rio Sabor.


Costa Pereira
in: jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário