terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Miranda do Douro: Antigo canal ferroviário da linha do Sabor vai dar lugar a ciclovia

A câmara de Miranda do Douro e a REFER vão assinar um contrato de concessão de 15 quilómetros do canal ferroviário da desativada linha de caminho de ferro do Sabor para a instalação de uma ciclovia.
"São 15 quilómetros da plataforma da ferrovia do Sabor que liga as estações de Duas Igrejas e Sendim e que vão ser aproveitados para fins turísticos, num projeto que será dividido por três fases. Espera investir-se cerca de um milhão de euros na construção da ciclovia ", avançou o presidente da autarquia, Artur Nunes.
O contrato de subconcessão entre as duas entidades será assinado na terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, naquela cidade do planalto mirandês.
"Esperamos que o projecto envolva privados, sendo importante recuperar as estações de Sendim, Duas Igrejas e o apeadeiro de Fonte da Aldeia, no sentido de viabilizar e explorar todas as componente da ciclovia", explicou o autarca.
No caso da recuperação da antiga estação ferroviária de Sendim, a junta de freguesia local já se associou ao processo de reabilitação do "degradado" imóvel.
Segundo Artur Nunes, o processo da construção da ciclovia poderá ter o seu inicio agendado para 2012, esperando-se que todo o processo de requalificação do património ferroviário do concelho de Miranda do Douro esteja concluído em 2013.
Os promotores estão convencidos que este projecto será "uma mais valia económica" para o concelho nordestino, devido à procura turística em meio natural, não só por portugueses, mas igualmente pelos vizinhos espanhóis.
O contrato de concessão daquele troço da desativada linha do Sabor a assinar com a REFER terá uma duração de 30 anos.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário