quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mirandela - Escola promove Semana da Diferença

Promover o espírito de inclusão, este o principal objectivo da “Semana da Diferença”, promovida pelo Grupo de Educação especial do agrupamento de escolas Luciano Cordeiro, em Mirandela. Para a coordenadora do ensino especial, pretende-se fomentar uma maior compreensão dos assuntos respeitantes à deficiência. “De uma forma geral são actividades de promoção da inclusão, depois vão ser feitos workshops com alunos do ensino regular em que vão ser colocados numa situação de uma determinada problemática como é o caso de problemas motores e terem de andar em cadeira de rodas” explica Luísa Pratas acrescentando que “vai terminar com uma espécie de colóquio em que estes alunos vão explicar aos outros as sensações de tiveram ao passar por essa experiência de limitação”.
Esta “Semana da Diferença” começou no passado dia 3 de Dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, e ao longo desta semana estão a decorrer actividades que abrangem alunos desde a intervenção precoce até ao ensino secundário. Das actividades, destaque para o rastreio vocal feito a 11 professores, e que decorreu na Escola Secundária de Mirandela.
O terapeuta da fala, Ivo Fernandes, salienta que os professores necessitam de projectar cada vez mais alto a voz, devido aos problemas de indisciplina dos alunos, o que acarreta problemas vocais.“Há vários professores que ficam roucos e que depois têm de ir ao otorrino e depois aí já surgem outras patologias” afirma. “Se houver uma intervenção precoce, avaliação e prevenção na colocação da voz”.
Na área de abrangência da equipa de educação especial do agrupamento Luciano cordeiro, são intervencionadas cerca de 60 crianças e jovens que carecem de acompanhamento especial. As actividades terminam esta sexta-feira, dia Nacional da Pessoa com deficiência.
Escrito por CIR

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário