quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mogadouro: Centro de Interpretação dos Produtos da Terra vais custar um milhão de euros.

A câmara de Mogadouro vai investir um cerca de milhão de euros na criação do Centro Interpretativo dos Produtos da Terra (CIPT), com o objectivo de divulgar e salientar o enquadramento típico do concelho e as suas tradições.
"Este centro tem como objectivo envolver e informar o público em geral, tendo como fonte de inspiração temática as envolventes regional, ambiental, e paisagística do concelho de Mogadouro", explicou à RBA vereador das Obras Públicas, António Pimentel.
Segundo o autarca, pretende-se, de forma interactiva, dar a conhecer a região de Mogadouro, a sua flora e fauna bem como os produtos tradicionais que se destacam no concelho (o pão, os cogumelos, o fumeiro, o vinho, o mel e o queijo).
"Este centro terá uma forte componente ligada às mais modernas tecnologias interactivas e de comunicação, para assim dar a conhecer toda a riqueza de um concelho que prima pelas componentes turísticas e ambientais", acrescentou o vereador.
O novo espaço ficará situado num edifício que em tempos albergou uma dependência bancária e adquirido pela autarquia em pleno centro da vila nordestina, o que permitirá ao visitante a oportunidade de fazer a ligação entra a parte antiga e parte nova da localidade.
"O projecto ronda o milhão de euros e foi aprovado no âmbito da EEC PROVERE ‘Turismo e Património do Vale do Côa’, em 85 por cento do seu montante, o que significa que o concelho de Mogadouro poderá integrar a rotas turísticas do Côa e do Parque Natural do Douro Internacional", explicou António Pimentel.
A autarquia acredita que o CIPT poderá integrar uma nova " estratégia de desenvolvimento turístico" que ligará dois territórios que têm em comum a vertente arqueológica e ambiental
A entrada em funcionando do novo equipamento turístico está agendada para o início de 2013, depois de o mesmo ter aguardado cerca de seis anos pelo seu financiamento.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário