quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Oliveiras de jardins de Mirandela rendem mil litros de azeite

A câmara de Mirandela produz anualmente cerca de mil litros de azeite, proveniente das cerca de três mil oliveiras espalhadas pelos jardins, ruas e avenidas da cidade. Depois de embalado em garrafas de meio litro com o rótulo do município, o azeite é oferecido pela autarquia às individualidades que visitam o concelho bem como aos participantes em diversos eventos desenvolvidas pelo município.  
Dessa forma, a câmara considera que promove o produto e o concelho.Não passa despercebido a quem circula pelas ruas da cidade, a presença de vários funcionários da câmara municipal de Mirandela na apanha da azeitona nas cerca de três mil oliveiras espalhadas pelos jardins, ruas e avenidas da cidade. Para além das oliveiras que estão em produção plena, também foram plantadas oliveiras a dividir as faixas de rodagem das avenidas de Mirandela. Contudo, estas árvores acabam por não contribuir para a produção de azeite do município, dado que têm que ser cortadas, frequentemente, para não dificultarem a visibilidade dos condutores.“Temos cerca de duas a três mil oliveiras mas há muitas que não têm produção porque como estão em ambiente urbano são podadas para beneficiar mais o ambiente urbano do que a produção” refere o vice-presidente do Município.
Em média, todos os anos o Município consegue colher cerca de três toneladas de azeitona que resulta em cerca de mil litros de azeite.“Em anos normais apanhamos cerca de três mil quilos o que nos dá mil litros de azeite e é o que contamos ter este ano” adianta António Branco.
Após a apanha, a azeitona é transformada nos lagares da região. Posteriormente, este Azeite DOP (Denominação de Origem Protegida) é embalado em garrafas de meio litro com o rótulo do município, que são oferecidas pela autarquia às individualidades que visitam o concelho, bem como aos participantes em diversos eventos desenvolvidas pelo município.“Este azeite é embalado e normalmente faz parte das ofertas que a camara entrega a entidades que nos visitam, em actividades e eventos usado em favor da promoção da cidade e do azeite” explica.
Refira-se ainda que a CMM colocou placas nas diversas oliveiras que se encontram a embelezar a cidade, para identificar as diversas variedades cultivadas pela autarquia, nomeadamente a cobrançosa, a verdeal transmontana e a madural. Estas são, igualmente, as variedades produzidas pelos agricultores do Nordeste Transmontano, devido à composição dos solos da região.
Escrito por CIR
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário